• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Piauí conta com 35 projetos aprovados no Edital Catalisa ICT, iniciativa do Sebrae para fomentar a criação de negócios inovadores de base tecnológica, a partir de pesquisas de mestres/doutores ou mestrandos/doutorandos. A lista de projetos aprovados foi divulgada este mês e está disponível no endereço eletrônico https://www.sebrae.com.br/catalisa.

Ao todo, foram selecionadas mil pesquisas com potencial de inovação, em todas as regiões do país. No ranking nacional de aprovações, o Piauí ficou em 9º lugar. Na região Nordeste, o Estado conseguiu o 4º lugar em número de projetos aprovados.

“Ficamos muito satisfeitos com o desempenho do Piauí nesse edital. Dos 46 projetos inscritos, 35 foram aprovados, uma efetividade de 76%. Estamos entre os dez Estados do país que mais aprovaram propostas. Isso mostra que o trabalho que o Sebrae vem realizando de disseminar a temática da inovação começa a surtir efeitos. No ranking nacional, ficamos a frente de Estados que sempre se destacam no que se refere a inovação. A nossa expectativa é que todos esses projetos do Piauí se transformem em empresas e cheguem ao mercado de forma competitiva e sustentável”, destaca o analista do Sebrae no Piauí, Samuel Moraes.

Os responsáveis pelos projetos aprovados participarão de capacitações online, com duração de até dois meses. Os pesquisadores vão aprender sobre atitude empreendedora, inovação aberta, gestão da inovação, prospecção tecnológica e plano de inovação.seba

A analista de Inovação do Sebrae Nacional, Adriana Dantas, explica que o Edital Catalisa foi lançado porque o Sebrae acredita que as universidades brasileiras são um celeiro de negócios e de soluções tecnológicas que, por vezes, acabam não saindo do papel por falta de apoio e orientação. “A pandemia nos mostrou a importância da ciência e das pesquisas científicas, não só para a saúde, mas para a sociedade de maneira geral. Por isso, buscamos, por meio desse edital, mobilizar a comunidade científica em prol da inovação aberta, para desenvolver e testar novos negócios. Teremos mil pesquisas capacitadas, que podem virar negócios, os quais, sem dúvidas, terão um impacto positivo na economia”, afirma.

Após a fase de capacitação online, os participantes irão desenvolver um plano de inovação próprio, abrangendo desde a sua pesquisa até o seu futuro negócio. Esse documento será submetido a um novo edital, que possibilitará a obtenção de subsídios de até R$ 150 mil por plano, para execução do mesmo. Além disso, o Sebrae irá acompanhar o desenvolvimento desses futuros negócios no mercado, incentivando o contato com possíveis investidores.

ascom