• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

aulaspresencAs aulas presenciais da rede estadual de educação retornaram na semana passada e o chão da escola volta a ser uma realidade para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e VII etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Até o momento, 222 escolas implantaram o ensino híbrido e cerca de 4.500 alunos já voltaram a assistir aulas presenciais.


secretário de Estado da Educação, Ellen Gera Moura, destaca que a retomada das aulas é um processo gradativo e para isso as escolas da rede estadual precisam apresentar um plano pedagógico, além de seguir todas as orientações previstas nos protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus, já estabelecidos pelas autoridades em saúde.

 

"A Seduc conta com 456 escolas de Ensino Médio. Em tempo integral, são 70 escolas que ofertam a 3ª Serie do Ensino Médio. Dessas, 48 já retornaram com 1.300 alunos. Na VII Etapa da Educação de Jovens e Adultos, 95 escolas retornaram com 700 alunos. Nove Escolas Família Agrícola também retomaram as aulas presenciais com cerca de 200 estudantes. Na Educação Profissional já são 20 escolas com 860 alunos em sala. E no ensino regular, 1.420 alunos em 50 escolas", explica o secretário.

 

O retorno não será uniforme, já que as escolas têm realidades diferentes e algumas precisam de um pouco mais de tempo para adaptação.

 

"Nossa prioridade é garantir a segurança de todos e, por isso, vamos trabalhar com o modelo híbrido, com poucos estudantes em sala de aula e apenas naquelas escolas que tiverem condições de cumprir os protocolos", reforça Ellen Gera.

 

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso, localizado em Castelo do Piauí, retomou as atividades presenciais com todos os cuidados. "Adequamos o pátio da escola para receber os alunos, estabelecemos o distanciamento entre as carteiras, fizemos a entrega dos kits com máscara, álcool em gel e orientações. Estamos prontos para esse novo normal", disse a diretora Socorro Soares.
Seduc dá todo suporte às escolas para a retomada segura

A Secretaria de Estado da Educação realizou capacitações com as equipes escolares para que todos estivessem aptos a receber os alunos nesse retorno, além de disponibilizar recursos financeiros para que as escolas pudessem adquirir material de higiene, equipamentos de proteção individual e fizessem a instalação de pias na entrada e a sinalização dos espaços. Ao todo, R$ 4 milhões foram distribuído entre as escolas.

Embora não estivesse previsto nos protocolos de retomada, a Seduc fará a testagem para o coronavírus nos profissionais que estão envolvidos diretamente no retorno das aulas presenciais nas escolas.

Aulas remotas

O sistema de aulas remotas continuará para os alunos da rede estadual em todas as modalidades de ensino. As aulas presenciais não são obrigatórias e cada escola vai trabalhar de acordo com a sua realidade e condições.

As escolas que estão em reforma, por exemplo, continuarão de forma remota. As escolas dos municípios que estão com alta nos casos da Covid-19, também não retornarão de forma presencial.

 

seduc