• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Nos últimos meses, a população mundial está enfrentando muitos desafios ocasionados pela pandemia da COVID-19. Pensando nas dificuldades de adaptação ao Novo Normal, professores e alunos da Universidade Estadual do Piauí, no campus de Uruçuí, desenvolveram um projeto para discutir sobre a Educação Inclusiva e o Ensino Remoto nesse período.

Segundo a Professora Rosa Maria Borges, docente do curso de Pedagogia e coordenadora do projeto Encontros virtuais sobre educação inclusiva e ensino remoto em tempos de pandemia da COVID-19, a iniciativa é direcionada para professores do Atendimento Educacional Especializado, docentes da sala de aula comum e cuidadores que atendem alunos com deficiência. “Também direcionei a proposta para coordenadores e diretores das escolas inclusivas, pois a inclusão é responsabilidade de todos”, completou a pedagoga.


A programação do projeto começou a ser executada no início do mês de setembro. Desde então, os encontros continuam acontecendo, aos sábados, através da plataforma Google Meet e Whatsapp, sendo restrita aos 92 participantes inscritos. A próxima Live do grupo, acontecerá no dia 03 de outubro e a Profª. Mara de Souza estará ministrando uma palestra sobre o Acolhimento e Afetividade no Atendimento Educacional Especializado.

“Os professores e professoras tem enfrentado muitas dificuldades nesses tempos de pandemia – contexto que os levou a terem de se adaptar repentinamente às novas demandas docentes. Tais dificuldades são acentuadas quando o trabalho realizado na modalidade Educação Especial requer dos profissionais da educação e demais sujeitos envolvidos, um maior preparo no que diz respeito à utilização de metodologias e recursos didáticos mais específicos que favoreçam a inclusão social no processo ensino-aprendizagem. Esperamos assim, estarmos contribuindo para a ampliação de conhecimentos imprescindíveis diante desta situação emergencial que tanto têm nos afetado”, enfatizou a professora.
Primeiro encontro virtual do projeto no Google Meet

A estudante do 8° bloco do curso de Pedagogia e também colaboradora na ação, Marindalla Carvalho, desenvolve seu Trabalho de Conclusão de Curso com base na temática da Educação Inclusiva. “São temas de extrema relevância, acredito que partilhar os conhecimentos de todos os envolvidos com a Educação Especial é uma forma de ajudarmos uns aos outros nesse momento”, destacou a aluna.

Eduarda dos Santos é outra aluna colaboradora do projeto. Ela também enfatiza que está absorvendo bastante conhecimento através da iniciativa. “O projeto está sendo bastante enriquecedor para os meus conhecimentos e acredito que para todos que estão participando, está contribuindo muito para o meu aprendizado nessa área tão importante e necessária. Temos aprendido muito, com relatos de experiências e ideias”, contou.

No encerramento da proposta, os participantes apresentarão um relato detalhado sobre o conhecimento e saberes adquiridos com o projeto.

 

Uespi