• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Universidade Estadual do Piauí é ciente do seu compromisso com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, por isso, reforça que tem atuado, de forma horizontal, desde Maio, com toda as categorias que fazem parte da universidade no sentido de iniciar as atividades do ensino regular e do calendário acadêmico 2020.

Uma das ações foi a criação do Comitê Gestor de Crise com representantes da Administração Superior, Docentes, Discentes e Técnicos, para auxiliar nos debates e nas propostas com o objetivo de minimizar os efeitos da pandemia Covid-19 nas atividades da nossa universidade.

Todas as sugestões do Comitê e decisões de Conselhos Superiores da UESPI são tomadas levando em consideração os protocolos de saúde e, no quesito Educação, as resoluções do Ministério da Educação para a oferta do ensino, que por consultas junto à comunidade, a UESPI decidiu pelo ensino remoto enquanto durar a pandemia Covid-19.

A partir desta decisão, a Administração Superior com a colaboração de vários docentes criaram um curso de Capacitação em Plataformas e Ferramentas Digitais para uso acadêmico para os todos os docentes da instituição, em Junho. E agora em setembro, fez um curso de Nivelamento também para aplicação das ferramentas digitais para uso em sala de aula mais desta vez, o curso foi ofertado também para técnicos e discentes.

Temos muitos alunos em condições de vulnerabilidade social, sobretudo no interior do Estado, e estes necessitam de fomento para conexão às mídias digitais usadas no ensino remoto, portanto, para viabilizar e atender aos alunos da universidade, a UESPI fez gestão junto ao Governo do Estado para resolver os desafios de conectividade.

Pela Resolução n. 020/2020, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex), em 17 de agosto, o retorno às atividades de ensino está condicionado à disponibilidade dos recursos de conectividade a serem implantados pelo Estado, por isso que as aulas do Período Especial – PEC 2020.3 – teve seu início adiado.

Diante da necessidade de seguir trâmites legais nesse processo para ofertar o ensino remoto aos nossos discentes, diante da nossa responsabilidade em seguir o que determina a Resolução n.020/2020 e diante do nosso compromisso com nossa comunidade (docentes, discentes e técnicos), o adiamento do Período Especial Curricular 2020.3 foi necessário neste momento.


A Universidade segue com outras atividades em curso, como eventos, pesquisa e extensão e, principalmente, nas tratativas para viabilizar o início das atividades de ensino e do calendário 2020.


A COVID 19 nos trouxe cenários de muitas incertezas, de grandes dificuldades; desconhecemos fórmulas prontas pra resolvê-las e superá-las. Seguiremos serenos, responsáveis e torcendo para que tudo acabe logo.

 

Uespi