• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realiza V Colóquio Internacional de Literatura e Gênero e II Colóquio Nacional de Imprensa Feminina nos dias 01, 02 e 03 de outubro, nas plataformas online Doity, Google Meet e Facebook.


Os Colóquios contam com uma vasta programação sobre literatura, história, cultura, gênero, escritoras que circulam em periódicos brasileiros, luso afro-brasileiro e latino-americano.

De acordo com uma das coordenadoras dos Colóquios, Algemira de Macêdo, os eventos devem trazer à tona conversas com escritoras, sarau e lançamentos de livros, submissão de trabalhos, além de debates acerca de tradução, gênero e raça; literaturas africanas de autoria feminina; diversidade e identidade na literatura infantil; escritoras portuguesas do século XXI; centenário de Clarice Lispector, entre outros temas.

“A mesa de abertura será com duas escritoras portuguesas de grande destaque da literatura contemporânea de Portugal (Teolinda Gersão e Inês Pedrosa), que ultimamente são duas das escritoras mais lidas em Portugal e aqui no Brasil já circulam bastante”, ressalta a professora Algemira de Macêdo.

No dia 02 de outubro, as professoras Dra. Cecil Jeanine Albert é Dra. Cristina Löff Knapp, ambas da Universidade de Caxias do Sul (UCS), ministram uma palestra sobre a presença das mulheres na imprensa: dos primórdios à atualidade. “Em minha palestra pretendo falar sobre Júlia Lopes de Almeida, porém, não abordarei a romancista ou a contista e, sim, sua participação na imprensa. Escolhi como amostragem a revista A Mensageira, destacando os artigos em que a autora expressa seu posicionamento feminista, nos quais defende o direito das mulheres à educação, ao trabalho remunerado, estre outros aspectos”, disse Cecil Jeanine.

Inscrições

Cerca de 400 pessoas já confirmaram presença online nos Colóquios, sendo 150 para apresentação de trabalhos.

Caso deseje submeter trabalho nos eventos, você precisa efetuar sua inscrição no site dos Colóquios até a próxima segunda-feira (14). Inscrições para ouvintes encerram no dia 28 de setembro no site.

Os valores variam de acordo com a modalidade escolhida. Nesta edição, os eventos contam com o apoio da CAPES, através da Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadores do CLEPUL (Universidade de Lisboa) e Pró-reitorias de Ensino, Pesquisa, Extensão da UESPI e da Avan Guard Editora.

 Uespi