• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Pensando no bem-estar e autocuidado de seus alunos, a Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI) promove a palestra “Estratégias de Autocuidado em Saúde Mental”. O encontro on-line acontece nessa sexta-feira (31), através da plataforma Zoom.

A iniciativa da palestra é mais um dos projetos da UNATI para manter os alunos ativos. O convívio social e a manutenção dos laços de amizade, mesmo que seja a distância, tem profunda importância à saúde mental. Neste momento de quarentena, que já se estende por longos 4 meses, a saúde mental das pessoas tem preocupado os profissionais da saúde, no caso dos idosos não é diferente.


A psicóloga e palestrante, Cleopatra Loiola, explica que o isolamento tem trazido sofrimentos que chegam aos nossos ouvidos e aplicativos de mensagem todos os dias, sobre a dificuldade de cuidar-se, de executar tarefas cotidianas, de lidar com a convivência 24h com familiares e também de entender as perdas em massa que têm ocorrido.

“Se faz necessário abordarmos estratégias de autocuidado reforçando pequenos atos de autoamor, trazermos ao convívio virtual (único possível) este público para ser inserido e reinserido em seus ciclos de amizade, traçarmos planos para que a saúde mental seja mantida e as dores vividas sem desgaste completo. O tema dessa palestra faz parte do projeto da UNATI de, aos poucos, retomar suas atividades e de executar seu principal objetivo: proporcionar aos idosos bem-viver”, pontua a psicóloga que também é pesquisadora na área de antropologia do envelhecimento, emoção e memória.

O professor e coordenador da UESPI, Moisés Mendes, afirma que essa não é a única atividade que UNATI desenvolve para manter seus alunos ativos nesse período. “Nesse período de isolamento muitos deles estão privados de ver a própria família ou até mesmo sozinhos, pelo fato de serem de risco. Então, a coordenação tenta ao máximo trazer e entreter esses alunos. Além da palestra discutindo esse tema tão importante, nós temos outras atividades com os desafios como a dança, ginástica, dentre outras”, finaliza o coordenador.

A palestra acontece na sexta-feira (31), às 19 horas, através da plataforma Zoo. O link da reunião será enviado no dia do encontro no grupo da coordenação.

 

Uespi