• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O grupo de pesquisa Experimentação e Pesquisas em Manejo Integrado de Pragas (EPMIP), do Campus Professora Cinibelinba Elvas – CPCE, tem desenvolvido projetos voltados para diversas áras do setor AGRO, visando a proteção de plantas. Entre eles, recentemente deu-se inicio a mais uma linha de pesquisa com a criação do inseto, popularmente conhecido como tesourinha, Doru luteipes.

Com mais este novo projeto de pesquisa, o grupo tem desenvolvido uma metodologia prática e menos onerosa para criação e multiplicação do inseto tesourinha, tendo como objetivo conhecer a biologia e o potencial de Doru luteipes como predador de ovos e larvas de Spodoptera frugiperda, um inseto-praga chave na cultura do milho. O objetivo de otimizar a criação é para a inclusão deste predador nos programas de Manejo Integrado de Pragas do milho e sorgo na Região do Vale do Gurguéia.

Este projeto está sendo realizado sob o apoio e orientação da Professora Dr. Luciana Barboza Silva, coordenadora de pesquisa do grupo EPMIP e em parceria com estudantes do curso de Engenharia Agronômica: Neurandi Sobrinho da Rocha e Lorrana Francisca Oliveira de Almeida.

 

Ufpi