Com o intuito de ressaltar a relevância da formação continuada para a comunidade acadêmica, do campus de Floriano, os professores do curso de Pedagogia promovem o curso digital de extensão universitária intitulado “A inserção da tecnologia na prática de aprendizagens ativas no ensino remoto”. A atividade teve sua aula inaugural nessa terça-feira (7) através da plataforma Teamlink e se estende até o dia 20 de agosto.
O objetivo central da extensão é proporcionar o conhecimento de ferramentas tecnológicas aplicáveis à prática de aprendizagens ativas em aulas remotas. A equipe cursista é composta por 18 professores que atuam no anexo escolar, que funciona nas dependências do Centro Educacional Masculino (CEM), e 30 discentes vinculados ao curso de Pedagogia (Floriano).
O curso ocorre em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UESPI, e está sendo coordenador pela Profª Drª Mirian Abreu, com a colaboração dos professores Kelma Fabiana e Roberto Ventura, na ministração das disciplinas. A professora Mirian Abreu destaca que o foco da realização do curso é que é que os cursistas valorizem a criação de novos ambientes de aprendizagem.
“A perspectiva para esta ação é que os cursistas valorizem a criação de novos ambientes de aprendizagem em que os discentes são considerados sujeitos ativos no processo educativo, ressignificando práticas pedagógicas em resposta à demanda que o contexto contemporâneo exige”, pontua.
Aula inaugural
A aula inaugural foi ministrada pela Profª Msc. Édna Yoshiko Senzako, docente e coordenadora do curso de Computação em Floriano(PI). Na ocasião, a professora abordou a temática Educação e tecnologia: conectando criatividade, enfrentando desafios, oportunizando a produção de conhecimento acerca da construção histórica da tecnologia no âmbito educacional, assim como a aplicabilidade de ferramentas tecnológicas na prática da aprendizagem ativa.
A aluna do curso, prof. Flávia Cristina Ferreira, afirma que a ocasião é uma ótima oportunidade para melhor entender sobre essas duas questões muito importantes: Educação e Tecnologia. “Ensino e tecnologia é um casamento perfeito, e embora ainda tenhamos muitos desafios, não podemos ficar de braços cruzados, o primeiro passo está sendo dado e vamos torcer para que os próximos passos sejam galgados até alcançarmos novas conquistas”, diz.
O curso on-line ocorre entre os meses de julho e agosto com uma carga horária de 60h.
Uespi