• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Os professores da Universidade Estadual do Piauí Werton Costa e Carlos Rerisson, ambos do curso de Geografia e o egresso Rafael Marques, irão participar da I Semana do Meio Ambiente dos IF’S do Leste Maranhense (SEMAIFLMA). A atividade é aberta ao público interessado na temática meio ambiente, desenvolvimento e saúde e está acontecendo entre os dias 30 de junho a 03 de julho.

A proposta do evento é discutir a relação entre o meio ambiente e saúde. Na programação, palestras, mesas-redondas e minicursos. As atividades contarão com a participação de servidores dos campi do Instituto Federal do Maranhão de outras Instituições de Ensino Superior públicas e particulares.

Entre as instituições convidadas, está a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com a representação dos professores Werton Costa e Carlos Rerisson e o egresso Rafael Marques.


O professor Werton Costa afirma que irá participar de duas mesas redondas, a primeira irá tratar sobre “A legislação e políticas públicas ambientais versus a retomada do crescimento/desenvolvimento econômico brasileiro e maranhense nos tempos sombrios de hoje”, e a segunda vai tratar de “Climatologia Meio Ambiente e Saúde”.

“Na primeira mesa redonda vamos discutir sobre as questões da pandemia e seus impactos no meio ambiente, tanto durante, quanto a realidade pós-pandemia. Já a segunda, mais focada na minha área, vamos falar sobre os fatores climatológicos relacionando também com a geografia da saúde”, conta o professor.
O egresso do curso de Geografia da nossa universidade, Rafael Marques, também participará da discussão sobre Climatologia e Saúde. Ele destaca que o aspecto que irá abordar será o auxílio das geotecnologias para o monitoramento do fator climatológico e ambiental.

“Nós iremos buscar atribuir algumas ferramentas necessárias para o trabalho de previsão meteorológica, mas acima de tudo prevenir possíveis riscos. São meios que melhoram na discussão e descobrimento de fenômenos que podem vir a ocorrer em determinada região”, ressalta.

O professor Carlos Rerisson destaca que sua fala será levantar discussões sobre as contradições existentes entre legislação e políticas públicas ambientais versus a retomada do crescimento/desenvolvimento econômico brasileiro.” Vou tratar de uma situação bastante complexa que é da pandemia e inclusive uma situação que vem sendo utilizada para passar por cima dessa preocupação ambiental, visando exatamente um avanço, digamos assim, de algumas formas de exploração do território e de exploração dos recursos do nosso país”, finaliza.

O evento é organizado pelos campi do Instituto Federal do Maranhão (Araioses, Caxias, Codó, Coelho Neto, São João dos Patos e Timon). Podem participar do evento, docentes e discentes do ensino básico, graduação e pós-graduação, gestores e profissionais da Saúde, profissionais de modo geral do Maranhão e Região interessados na temática.

Confira mais informações.

 

Uespi