• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Os Campi Floriano e Parnaíba do Instituto Federal do Piauí conquistaram prêmios durante a final da Feira Brasileira de Jovem Cientista (FBJC), que aconteceu de forma totalmente virtual, de 26 a 28 de junho. A final da feira teve quase 300 projetos de pesquisas científicas desenvolvidos por professores e estudantes das cinco regiões do Brasil.

O projeto “A importância do uso das praças para a qualidade de vida da população”, da aluna Samya Alves, sob a orientação de Júlia Santiago e José Júnior, ganhou os prêmios Mulheres na Ciência e Destaque em apresentação. Já o projeto “Análise para aplicação de turbinas eólicas em áreas urbanas”, dos alunos Mateus dos Santos e Marcos de Sousa, que teve orientação dos professores Uesllei Reis e Laís Félix, ganhou o 2º lugar em Engenharias e o prêmio Estreante Destaque.

Os alunos Noemy de Carvalho e Ryan da Rocha ganharam o 2º lugar em Excelência em inovação do Innovalab e o 3º lugar no “prêmio destaque por área do conhecimento”, na área de Ciências Exatas e da Terra. O projeto premiado foi “Desenvolvimento alternativo de experimentos de física para o ensino médio”, sob a orientação dos professores Deymes de Aguiar e Lucas Izídio.

Para o diretor geral do Campus Floriano, Odimógenes Lopes, as premiações servem como incentivo à continuidade de projetos e para o surgimento de novos trabalhos que ajudam na formação acadêmica dos alunos. “Essa premiação é importante porque mostra que os alunos do IFPI estão produzindo pesquisas de qualidade e buscando cada vez mais o universo da ciência”, destacou.

Para Marcos de Sousa, a participação foi uma excelente experiência e um novo aprendizado. “Gostei bastante, principalmente da forma como foram organizadas as salas para apresentações dos trabalhos. Fiquei bastante empolgado em ganhar o segundo lugar em engenharia com um projeto em andamento”, comentou.

A experiência de participar de um evento online foi algo novo e possibilitou a utilização de novas ferramentas na visão de Mateus dos Santos. “O formato de evento possibilitou a participação em todas as palestras e workshops. Tivemos a oportunidade de conhecer vários projetos e interagir com os demais estudantes”, disse.

Aluna do curso Técnico Integrado em Edificações, Samya Alves, destaca que participar da feira foi uma experiência nova e muito enriquecedora. “Ter a oportunidade de estar ali como finalista com tantos projetos inovadores foi muito gratificante. Aprendi lições que levarei para vida. Refleti sobre o mundo e saí de lá motivada a continuar descobrindo coisas novas, a pesquisar e, de alguma forma, mudar algo ao meu redor”.

Noemy de Carvalho, do curso Técnico Integrado em Edificações, acredita que a feira veio para agregar conhecimento, principalmente por ser um evento nacional. “A experiência adquirida nesse evento, sem dúvida, é algo que levarei pra vida. Sinto-me honrada em poder representar as mulheres na área da ciência e poder levar o engajamento feminino para uma área que ainda predomina a atuação masculina”.

O diretor do Campus Parnaíba, Luís Fernando Souza, ressalta que para a comunidade acadêmica local é um grande motivo de orgulho e satisfação proporcionar a jovens tão talentosos a possibilidade de desenvolvimento científico. “Ter alunos premiados em eventos como esse só reforça a qualidade da educação oferecida no IFPI”, finalizou.

 

 Ifpi