• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Os professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Roosevelt Delano (Campus Teresina-Central) e Ézio de Sá (Campus Picos), publicaram um artigo, em parceria com os professores Allan Nunes (IFPA), Janilson Souza (IFMA) e Francisco Lima (Uespi), na revista Journal of Biomolecular Structure and Dynamics, sobre o potencial inibitório dos constituintes químicos do óleo de Buriti frente a principal peptidase do SARS-coronavírus.

O artigo intitulado "Constituents of buriti oil (Mauritia flexuosa L.) like inhibitors of the SARS-Coronavirus main peptidase: an investigation by docking and molecular dynamics" apresenta uma análise de interações dos constituintes químicos do óleo de Buriti contra a peptidase 2GTB (principal peptidase de SARS-CoV). Essa peptidase é 96% semelhante à principal protease Covid-19 (SARS-CoV-2).

A peptidase 2GTB é usada por cientistas no desenvolvimento de inibidores enzimáticos para SARS-CoV e, devido a sua semelhança, pode, portanto, ser usada como molécula de base no desenvolvimento de antivirais contra a Covid-19.

Os resultados demonstraram interações favoráveis para os compostos 13-cis-β-caroteno, 9-cis-β-caroteno e α-caroteno contra a peptidase 2GTB demonstrando que essas moléculas são candidatas promissoras para o planejamento de novos medicamentos para combater a Covid-19. No artigo, os professores dizem que esses resultados teóricos são de grande importância, pois permitem direcionar estudos no modo in vitro e in vivo.

 O artigo completo está disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07391102.2020.1778538

Ifpi