• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Grupo de Química Quântica Computacional e Planejamento de Fármacos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), sob orientação do professor Dr. Francisco das Chagas Alves Lima identificou substâncias encontradas no óleo extraído da fruta de buriti com capacidade para, possivelmente, inibir o sistema enzimático do novo coronavírus.

A pesquisa foi elaborada com base na orientação do professor da UESPI, Dr. Francisco das Chagas, no programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI). No estudo (in silico), três moléculas presentes no óleo de buriti inibiram a evolução do Complexo 2GTB-Peptidase, que apresenta 96% de similaridade da Covid-19.

Com a obtenção de docagem molecular, através de simulação em computadores, foi possível detectar que os compostos 13-cis-caroteno, 9-cis-caroteno e caroteno apresentaram índices de bloqueio em relação ao complexo 2GTB-Peptidase.

Segundo o orientador da pesquisa, o estudo pode acarretar um impacto econômico significativo nas comunidades que cultivam o buriti. “O artigo parte de um conhecimento empírico do uso do óleo em diversas situações. Por esse motivo, meu aluno Allan Costa resolveu fazer o estudo in silico dos constituintes químicos do buriti e testar essas moléculas na enzima de boa similaridade com a da Covid-19”, explica do docente.


A partir dos resultados obtidos pelo Grupo de Química Quântica e Planejamento Computacional da UESPI, a ideia é que os próximos passos da pesquisa sejam os estudos in vitro e in vivo. Na próxima sexta-feira (12/06), o artigo será publicado na revista Journal of Biomolecular Structure & Dynamics.

O artigo também conta com a colaboração de parte das pesquisas de doutorado do professor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Allan Costa, em parceria com os professores do Instituto Federal do Piauí: Ézio Sá, Roosevelt Bezerra, bem como do docente do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Janilson Souza.

 

Uespi