• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Professores da UESPI, ainda dá tempo de fazer a inscrição para o curso de extensão “Plataformas e Ferramentas Digitais Para Uso Acadêmico”. O prazo termina hoje.

O período de inscrição começou no último dia 18 de maio e o formulário foi enviado para o e-mail institucional de cada docente. Todos que realizarem a inscrição até a data de hoje serão contemplados para o curso, que irá conciliar teoria e prática quanto as ferramentas digitais para uso didático. O curso vai oferecer 20 horas para planejamento e nivelamento e outras 40 horas serão distribuídas, igualmente, entre atividades teóricas e práticas (atividade offline).

O reitor da UESPI, Prog. Nouga Cardoso, que já está inscrito, avalia que pandemia do Coronavírus destacou a importância e a urgência do domínio das ferramentas tecnológicas para a promoção e compartilhamento eficiente do conhecimento.

“A possibilidade de uma interação, uma transmissão de conhecimento formal utilizando mídias digitais, ela recebe um reforço importante a partir desse contexto atual. Considerando a maioria dos professores em atuação, hoje, nas universidades, nos institutos de pesquisas, nas escolas de educação fundamental e médio não passaram por uma formação que permitisse a eles desenvolverem competências nessas áreas, a Uespi se envolveu na elaboração de um curso voltado a levar esses elementos de informação e de formação de conteúdos utilizando mídias digitais. Portanto, cremos que será de fundamental importância ao corpo docente, discente e técnicos da universidade considerando que a nossa matéria prima é a transmissão de conhecimento. Então será uma ferramenta a mais que daremos aos nossos professores para que eles possam desenvolver o seu mister da docência, da transmissão de conhecimento, da formação”, afirmou o Reitor.


O módulo zero será ministrado pelos professores Luciana Saraiva, Franklin Oliveira, Antonio Fhillipi, Suzana Matos e Edna Senzako. Para o prof. Franklin Oliveira a expectativa é positiva porque abraça desde o reencontro dos colegas em tempo de isolamento social até o prazer de compartilhar experiências que irão promover e beneficiar a UESPI, os docentes, técnicos e também os discentes.

“Nossa expectativa para o início do curso é reencontrar, mesmo que virtualmente, nossos colegas professores da UESPI para partilhar conhecimentos sobre os benefícios do uso de ferramentas digitais aplicadas ao ensino. Vamos construir juntos um ambiente virtual de aprendizagem, logo no primeiro módulo, e a cada novo módulo, vamos discutir e aplicar ferramentas digitais e estratégias de ensino em um curso que foi preparado de professor para professor, em um trabalho voluntário que ressalta ainda mais a dedicação dos nossos docentes para tornar a #nossauespi uma Universidade preparada para novos desafios acadêmicos”.

De acordo com o projeto apresentado na Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) pelo vice-reitor, Professor Evandro Alberto, a proposta é impulsionar outras produções na “era da formação continuada, contribuindo sobremaneira na interação com ferramentas que ampliam as suas escolhas e fortalecem a prática profissional”.

plataforma


A elaboração do Programa de Extensão foi feito de forma coletiva por vários docentes de diferentes áreas da universidade, que, semanalmente, realizaram webconferências para apresentação, debate e finalização das sugestões, que tratavam desde o tema, objetivos, metodologia e conteúdos.


A carga horária do curso é de 60 horas e as aulas remotas distribuídas em cinco módulos. O curso segue de 25 de maio a 05 de junho. Cada módulo terá duração de 4 horas e o inicial será sobre as Plataformas e ferramentas digitais para uso acadêmico; o Módulo I será sobre Novas tecnologias e educação: tendências e expectativas; Módulo II: Ferramentas Colaborativas do G Suite (Parte 1); oMódulo III vai tratar sobre Ferramentas Colaborativas do G Suite (Parte 2); o Módulo IV sobre Edição e Compartilhamento e o último sobre Turbinando as Aulas.

O certificado, ao final, será dado pela PREX para os alunos que frequentarem 75% da carga horária do curso.