• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

 Iniciativa é voltada para ajudar no combate ao Covid-19

estudanteEstá aberto o cadastro no programa O Brasil Conta Comigo para estudantes da área de saúde de todo o Brasil, uma iniciativa federal para ajudar no combate ao Covid-19, coordenada pelos ministérios da Educação e da Saúde. Podem participar os alunos matriculados em instituições de ensino superior públicas e privadas, que integram o sistema federal de ensino, cursando o 5° e 6° ano de Medicina, além de alunos do último ano dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia.

Quem tiver interesse deve preencher a “Ficha do Aluno”, disponibilizada nesta quinta-feira (2), no endereço eletrônico http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/. Após a candidatura, o aluno será convocado por meio de correspondência eletrônica para, depois, se apresentar no estabelecimento de saúde indicado em até 48 horas.

Segundo o edital, os estudantes que participarem poderão trabalhar em unidades de Atenção Primária à Saúde, unidades de Pronto Atendimento, estabelecimentos da rede hospitalar e estabelecimentos de saúde voltados ao atendimento dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, das comunidades remanescentes de quilombos e das comunidades ribeirinhas.

Os alunos receberão uma bonificação no valor de um salário mínimo para estágio supervisionado de 40 horas, e meio salário mínimo para estágio de 20 horas pelo trabalho feito. Também será concedido certificado sobre a atuação.

Além do auxílio financeiro, os alunos do 5° e 6° ano de Medicina e os do último ano de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia receberão 10% de pontuação no ingresso em programa de residência, já os demais alunos poderão ter desconto em mensalidade, concedido pela instituição de ensino superior privada a que estiver vinculado.

Para o estudante de Farmácia da UniFTC, Pedro Monteiro, essa oportunidade é válida. “Ter essa experiência de campo e ajudar quem está precisando é uma oportunidade boa porque, além de nos trazer a prática, nos mostra pra quê, realmente, serve a área de saúde”, opina.

O Brasil Conta Comigo

O programa é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, considerando a emergência em saúde pública decorrente do Covid-19. A ação é voltada aos alunos da área de saúde e deve ser implementada por meio da adesão dos municípios, estados e do Distrito Federal.  Os estudantes poderão atuar nas áreas de clínica médica, pediatria e saúde coletiva, de acordo com as especificidades de cada curso.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo telefone do Disque Saúde 136.

*Com informações do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde

Fonte: Agência Educa Mais Brasil