• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Flexibilidade de horário e preços menores contam na hora da escolha

eadTer aulas presenciais diariamente é uma rotina puxada para muita gente, principalmente para aqueles que precisam lidar com demandas profissionais, de casa ou familiares. Há quem assuma também não possuir mais animação para trabalhos em equipe ou que já não se encaixam no perfil mais jovens da maioria dos cursos.

Esses e outros motivos levam muitos a buscarem cursos a distância (EAD) como opção de qualificação superior, o que pode explicar o aumento nas matrículas de cursos EAD. O último Censo da Educação A Distância, do Ministério da Educação (MEC), apontou que o Brasil já tem quase 1,5 milhão de pessoas que optaram por estudar na modalidade EAD.

Tendo formações em cursos presenciais, Cíntia Dantas, 31, mestre em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), admite que estar novamente na sala de aula pesou na escolha da modalidade do seu curso. “Como é a segunda graduação e eu já estava trabalhando, não teria mais tempo e paciência para enfrentar o dia a dia na faculdade de novo”, conta ela que cursa o 4º semestre de Pedagogia EAD, na Uninassau.

A futura pedagoga ressalta, porém, que mesmo um curso EAD sendo mais flexível – possibilidade de adaptar o horário e dia de aulas – é importante que o aluno tenha mais atenção com a organização pessoal da rotina para não cair na armadilha de se atrapalhar com os estudos. “Tem que ter muita disciplina porque o fato de ter o tempo que quiser para fazer as atividades, às vezes, atrapalha porque você vai deixando para a última hora. O material é disponibilizado no portal e você estuda por conta própria”, pontua.

Além da flexibilidade, outra vantagem dos cursos EAD é que são mais baratos. Isso é possível porque para uma instituição manter um curso a distância não tem os mesmos gastos que teria se as aulas fossem presenciais. Além disso, o aluno economiza com deslocamentos, alimentação fora de casa e cópias de apostilas. Se interessou? Programas de inclusão educacional, como o Educa Mais Brasil, têm bolsas de estudo para você. Acesse o site e confira as oportunidades disponíveis.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil