• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Universidade Estadual do Piauí incentiva alunos e professores para o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), mais de 400 alunos desenvolvem, hoje, projetos de pesquisa. Os resultados dos trabalhos contribuem para ampliar o conhecimento dos envolvidos na graduação e auxilia na resolução de problemas sociais.

Franklin Oliveira, diretor do departamento de pesquisa, destaca que é importante a iniciação científica na academia, visto que o produto final da experiência pode ser benéfico para a sociedade. “Além da formação do nosso aluno, o produto resultante de sua pesquisa gera um impacto para a sociedade, pois muitos trabalhos fornecem uma proposta de intervenção para o problema investigado”, diz. Para ele, os alunos além de terem essa motivação para fazer a pesquisa, eles estão interessados em fazer trabalhos para investigar fenômenos que acontecem na sociedade e devolver o resultado das pesquisas para a população. “O impacto das pesquisas é positivo tanto para a Uespi quanto para a sociedade”, completa o gestor.


A professora do curso de Biologia da Uespi, Simone Mousinho, atua na área da pesquisa desde 2012 e já orientou 10 alunos para o PIBIC. Atualmente, está com dois projetos do PIBIC em andamento e busca incentivar seus alunos a participarem dos programas de iniciação científica. Matheus Pereira e Sarah de Moura são os alunos orientados pela docente. Ambos ingressaram na iniciação científica em 2019 e pretendem continuar desenvolvendo projetos na área.


Matheus trabalha no Laboratório de Zoologia e Biologia Parasitária, local onde desenvolve a pesquisa sobre a Prevalência de parasitos em Equinos do esquadrão independente de polícia montada da Polícia Militar do Piauí. O estudante observa os parasitos intestinais dos cavalos e busca cuidar da sanidade dos equinos. “Os resultados são levados para a cavalaria, onde os responsáveis por esses animais tomam as devidas providências, como o uso certo de remédios antielminicos para acabar com esses parasitos encontrados no projeto”, explicou.

Sarah de Moura pesquisa sobre a Fauna parasitária da Rã-Pimenta encontrados em Teresina-PI. O trabalho da aluna consiste em estudar a ecologia desses animais, trazendo informações sobre o ambiente em que eles vivem, a preservação e possíveis problemas que podem causar. “A pesquisa é de suma importância para minha vida acadêmica. Considero o PIBIC como o ponta pé inicial para quem vai desenvolver trabalhos na área da ciência. As portas do laboratório foram abertas e eu consegui enxergar a importância da pesquisa científica, não só para mim, mas para a sociedade”, destacou a estudante.

PIBIC e PIBITI

Para os interessados em ingressar na iniciação científica da UESPI, as inscrições para o PIBIC/PIBITI 2020-2021 estarão disponíveis a partir do dia 30 de março até o dia 30 de abril de 2020, e serão realizadas exclusivamente no site da SIGPROP. São ofertadas 205 vagas, sendo 198 para PIBIC e 7 para PIBITI. Cada pesquisador poderá submeter até 4 projetos de pesquisa PIBIC/PIBITI, contendo um discente por projeto. Será concedido no máximo duas bolsas para cada pesquisador.

Confira: Edital_PIBIC-PIBITI_2020_2021

 

Uespi