O Plataforma Capes de Educação Básica está aberta até o dia 31 de janeiro de 2020, para que os docentes em exercício
nas redes públicas manifestem interesse em cursar licenciatura na área em que atuam.

O professor interessado deve cadastrar seu currículo na Plataforma e preencher os dados sobre sua formação e atuação profissional e que indiquem o curso de licenciatura de seu interesse. A CAPES realiza esse procedimento para mapear no território nacional aqueles docentes que necessitam e se interessam em adequar sua formação, conforme exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Depois da manifestação de interesse dos docentes, será feito uma análise e validação das Secretarias de Educação às quais estão vinculados profissionalmente. Para isso, será concedido um perfil específico a todos os secretários de educação para o acesso à Plataforma.

O manual com o passo a passo dos procedimentos a serem realizados pela secretaria para validação dos cadastros dos professores será disponibilizado na Plataforma a partir de 01/02/2020. O resultado do levantamento de demanda subsidiará o planejamento dos programas de formação inicial de professores da educação básica implementados pela Capes no ano de 2020.

É importante ressaltar que a manifestação de interesse dos professores e a validação pelas Secretarias não garante que o curso será ofertado. Entretanto, a Capes pretende direcionar as vagas dos futuros editais de seus programas que fomentam cursos de licenciatura, como o Parfor e a UAB, para o atendimento gradativo dessas demandas.

Confira mais informações no site da CAPES

 

Uespi