• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Dos 20 cursos de bacharelados da UESPI, que foram avaliados em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mais de 90% tiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual ou superior a três. No Índice Geral de Cursos (IGC), a instituição mantém a média com nota 3. Os índices representam o avanço da instituição nos indicadores de qualidade da educação superior.

Os cursos que registram um maior conceito nessa avaliação em relação aos anos anteriores foram: Comunicação Social, campus Poeta Torquato Neto; Direito dos campi Torquato Neto, Parnaíba, Picos e Piripiri; e Administração de Uruçuí. Do total de curso, seis registraram nota 4, e 13 nota 3, apenas um ficou abaixo da média.

Segundo o INEP , o CPC é o conceito que avalia o curso em uma escala de 1 a 5. No cálculo, são considerados: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade). O cálculo só é realizado para cursos com, no mínimo, dois estudantes com resultados válidos no Enade. Na avaliação de 2018, 8.520 cursos de graduação tiveram o CPC divulgados.

A coordenadora de Comunicação Social, Edith Malaquias, acredita que a melhora no conceito do curso foi devido a qualificação dos professores e empenho dos alunos em pesquisar e inovar. “Quando se reúne professores e alunos que gostam e que querem que o curso cresça e apareça temos esses resultados. Isso dá incentivo para os novos alunos que chegam, e ajudam a melhorar nosso trabalho”, disse. O curso não tinha conceito na última avaliação e hoje possui nota 4.


A professora Kaetana Alves, do curso de Administração do campus de Uruçuí e atualmente diretora em exercício, destaca que o índice vem da melhora da graduação com a contratação de professores efetivos que além do ensino, incentivaram a pesquisa e a extensão.

O curso que estava denegado e sem conceito, hoje tem nota 3 no CPC. A professora ressalta que foi feito um trabalho para fortalecer todas as necessidades que o curso tinha, como a extensão e pesquisa, para se chegar a um melhor conceito.”Os alunos também receberam uma qualificação em forma de projeto de extensão “Qualifica Enade”, em que os professores revisaram os principais conteúdos avaliativos do Enade”, disse. Ela acrescenta que os alunos se esforçaram muito e estavam conscientes da importância do exame para a avaliação.


A egressa do curso de Direito do campus de Piripiri, Ana Flávia Melo, disse que fica muito feliz com o resultado. O curso dela também estava sem conceito e na avaliação divulgada atinge a nota 3. Para Ana Flávia o resultado é a soma do trabalho em conjunto de professores e alunos. ” Minha turma era muito unida, muito comprometida, nós tivemos bons professores, nos ajudaram muito e deram todo apoio, apesar de todas as dificuldades que a universidade tem, eles nos deram muito incentivo em todos esses cinco anos de curso”, afirma a aluna que fez o Enade em 2018, e hoje já é graduada.


A Pró-reitora de Ensino e Graduação, Nayana Pinheiro, ressalta que a avaliação representa todo o empenho da comunidade acadêmica. “Essa melhora é um trabalho conjunto e todos precisamos continuar nesse fim de avançarmos na qualidade do ensino superior oferecido pela UESPI”, pontua.

“Quero parabenizar professores, alunos, coordenadores, enfim, todos que participam dessas conquistas no ensino. É um trabalho diário feito por cada um para que possamos melhorar nosso ensino e, consequentemente, a empregabilidade de nossos alunos. Muito feliz com os resultados alcançados”, finaliza o reitor em exercício Evandro Alberto.

 

Uespi