Com a proposta de discutir os cenários atuais, os recursos educacionais abertos e a institucionalização e regulamentação do Ensino a Distância, aconteceram na manhã de ontem (27), as mesas de debates do XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD).

O Ensino Superior a distância vem para tornar o ensino superior mais acessível. Hoje, mais de 10 mil alunos são beneficiados com o ensino a distância no Piauí. A Mesa de Debates 1 teve como tema “Cenário atuais da EAD”. Lourdes Lopes, Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estava na composição da Mesa e expõe que o grande objetivo da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) é alcançar os 224 municípios do estado do Piauí.

A UNIREDE é uma associação que trabalha com a filosofia de rede e possui uma estrutura que converge representações das Universidades Estaduais, Institutos Federais e das Universidades Federais. Alexandre M. dos Anjos, Presidente da UNIREDE, explicou que a grande questão da Educação aberta é levar conhecimento, habilidades e competências aos alunos e mais adiante, certificar esse estudantes pela instituição.
Alexandre ainda destacou que é preciso começar a pensar nas politicas de estado e em como conduzir a educação brasileira. “Nós temos que começar a pensar um pouco mais, como a gente trabalha a inovação com o compromisso social. Nós precisamos pensar em politicas permanentes e como a gente consegue se adequar a esse novo que está vindo e está batendo na nossa porta. Nós não podemos de repente trabalhar com uma base nacional que coloque a educação a distância sem planejar, sem pensar em fazer pesquisas”, disse.

A segunda mesa da manhã do dia 27 teve como tema “Recursos Educacionais Abertos”. As práticas abertas tornam o conhecimento acessível do ponto de vista público e ainda podem reutilizar conteúdos em diversos contextos de aprendizagem. Enquanto os recursos educacionais abertos precisam mesclar as praticas abertas com as qualidades e vantagens de ter um conteúdo aberto. Ismar Frango Silveira da Universidade Presbiteriana MACKENZIE, Ebba Ossiannilsson - International Council for open and distance education (ICDE) e Tel Amiel da Universidade de UNB de Brasília (UNB) discutiram o tema.


Paralelo a mesa de debates 2 aconteceu também a mesa 3 com o tema “Institucionalização e Regulamentação”, Com a presença de Ilka Serra da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Giovane José da Silva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e Anilton Salles Garcia da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).

A programação do ESUD continua durante os dias 28 e 29, com apresentações orais, workshops, mesas de debates e apresentação de pôsteres. A Palestra de Encerramento: “Ethics, Analytics and the Duty of Care Stephen Downe” acontecerá no dia 28 as 14h30.

 

Ufpi