• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

uespiCinco curso vão deixar de serem ofertados na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) no campus de Floriano devido à falta de professores. A novidade pegou os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de surpresa.

Atualmente o campus possui 11 cursos de graduação, desses cinco não estarão disponíveis para 2020: pedagogia, geografia, ciências contábeis, direito e enfermagem.

O estudante Gabriel Ferraz passou o ano estudando para o Enem, com o foco no curso de Direito. Quando soube da notícia ficou decepcionado. "Quando rebemos uma notícia dessa, a gente tem a sensação que todo o nosso trabalho e estudo foram jogados fora", declarou.

A diretora da Uespi de Floriano, Ariete Bento, explicou que a oferta de vagas para os cursos deve atingir somente o primeiro semestre de 2020. A direção alegou que faltam professores para assumir as disciplinas.

"Na realidade não estamos deixando de ofertar, apenas não aderimos o primeiro momento do Sisu. Todos os cursos podem ser ofertados em 2020.2, porque temos até o mês de maio para aderir ao programa no segundo semestre", declarou.

No caso do curso de enfermagem são mais de 10 matérias sem docentes e disciplinas pendentes desde 2018. O curso possui sete professores efetivos e seis substitutos, sendo que três terão os contratos encerrados no fim do ano. A quantidade é considerada insuficiente para atender toda a demanda.

"Nós estamos no quinto período e com cinco de sete disciplinas sem professor. Semestre passado pagamos três disciplinas", revelou o estudante Misael Magalhães.

O único curso da Uespi em Floriano que possui 10 professores efetivos e não passa por problemas é o de Letras Português. "Nós trabalhamos com a logística com quatro turmas por curso. Atualmente estamos com 46 turmas, distribuídas em 15 salas de aula. O curso de enfermagem acontece nos turnos manhã e tarde, por bloco são ofertadas oito disciplinas", disse o vice-diretor da Uespi Floriano, Adail Júnior.

 

G1 PI

Foto: reprodução TV Clube