• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promove o UESPI Dialoga: Ensino, Pesquisa e Extensão com o objetivo de discutir as funções, as atividades e o que tem sido feito por cada órgão pertencente à universidade, em especial as pró-reitorias de Ensino, Pesquisa, Planejamento e Administração. As inscrições para o evento encerram na segunda-feira (25).

O evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de novembro, no campus Torquato Neto, em Teresina, e irá reunir, além da administração superior, diretores de centros, coordenadores de cursos, professores e alunos da instituição para uma apresentação, socialização e debate relativo aos trabalhos executados por todos os envolvidos.

A Pró-reitoria da Extensão da UESPI (PREX) conta com cinco momentos de discussão dentro do evento, como a curricularização da extensão no Piauí e no Brasil, as ações extensionistas dentro da instituição com seus avanços e possibilidades, o programa PIBEU e, por fim, a Pró-reitoria fará um encontro entre egressos da UESPI para discutir o Programa de Acompanhamento ao Egresso (PAE), que procura coletar relatos de ex-alunos para, através deles, melhorar a atuação da UESPI em todo o Estado.


Pró-reitora da PREX vai explicar, no evento, as funções, os trâmites dos projetos e os benefícios das atividades de extensão para a comunidade acadêmica

“Iremos discutir, principalmente, a curricularização na UESPI. “O pontapé inicial é discutir esse tema a nível de Brasil, Piauí e UESPI. Além disso, iremos apresentar as práticas extensionistas da nossa instituição”, explicou a Pró-reitora de Extensão, Profª Drª Maria da Cruz Laurentino.

Ainda dentro das temáticas da PREX, o Professor Luciano Melo, que tem vários trabalhos cadastrados na pró-reitoria, vai conversar sobre a extensão universitária, um dos pilares da universidade. A conversa sobre as “Ações Extensionistas na UESPI: avanços e possibilidades” acontece dia 28.

“A extensão universitária garante uma troca de saberes e tecnologias com a sociedade. Logo, ela contribui com o desenvolvimento daqueles atores sociais com os quais são partilhados os conhecimentos e técnicas. Desafia e enriquece a formação dos estudantes. Propicia novos sentidos para o trabalho dos docentes. Por fim, qualifica a responsabilidade social da universidade”, afirmou.


O Diáloga UESPI é voltado para toda comunidade acadêmica e também para os egressos, que podem contribuir ainda para a universidade dando suas opiniões sobre a sua formação e as experiências que teve dentro da instituição. No dia 29, a professora e Coordenado Programa de Acomodamento ao Egresso (PAE), Dalva Stella Dantas, irá reunir egressos para falar da importância do programa e como ele traz repercussões dentro da universidade.

“Eu quero conversar com os nossos alunos para falar o quanto é interessante para todos nós essa aproximação dos egressos com a UESPI. Queremos formar uma grande rede de contatos e com nossas experiência aqui dentro contribuir para o crescimento da nossa universidade. Na hora dessa conversa, vou apresentar uma proposta e espero que possamos executar na hora. Então, convido nossos egressos para essa atividade, porque podemos todos juntos ganhar com o crescimento e fortalecimento da universidade”, afirmou a Coordenadora.

 

Uespi