• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

As professoras do curso de Zootecnia da UESPI organizam o 1° Workshop de Mulheres do Agro em Teresina, no dia 29 de novembro, no Blue Tree Towers. O evento busca demonstrar a importância da atuação das mulheres dentro dos mais variados segmentos do agronegócio, desde a pesquisa e desenvolvimento, até a produção no campo, passando pela comercialização de produtos e serviços.

“É notório a evolução da participação feminina nos mais diversos seguimentos do Agro brasileiro e elas vêm ocupando posições de grande relevância no mercado, mostrando o quão fundamentais são para o desenvolvimento de pesquisas, atuação na gestão, e na comercialização de produtos e serviços”, disse a professora Leiliane Alves Soares.


O Workshop vai reunir mulheres de diversos lugares do país que trabalham com o agronegócio, para debater sobre os fatores críticos do sucesso, os desafios enfrentados e as perspectivas das mulheres dentro das profissões: Zootecnia, Agronomia, Veterinária, Técnicas Agrícola, Agropecuária e Agronegócio, Produtoras rurais, Agricultura familiar, entre outras.

Segundo as organizadoras, a ideia é incentivar o empreendedorismo e a capacitação permanente de mulheres no agronegócio, na agroindústria e na agroecologia. “Ao perceber o potencial feminino dentro do Agro, avaliou-se a necessidade de fazer um encontro em Teresina-PI de mulheres, estudantes e profissionais, dos diversos seguimentos dentro da Ciências Agrárias, seguindo o modelo de Workshops que já estão sendo realizados em outras cidades do Brasil”, destaca a docente Leiliane.

A professora disse que durante a graduação foi a única mulher da turma e teve que buscar seu espaço entre os demais. O Workshop foi uma das formas de retribuir os incentivos que recebeu no curso. “Quando saí da faculdade, me vi na obrigação de fazer algo que pudesse motivar as mulheres, especificamente da Ciências a Agrárias, que passaram ou estão passando por estes desafios, à jamais desistirem, e continuarem se qualificando, transformando suas dificuldades em oportunidades”, finaliza.

 

Uespi