• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Pelo quarto ano consecutivo o Piauí registrou a primeira posição entre os estados com maior taxa de presença, marcando 78% de participação dos estudantes no segundo domingo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No domingo (10) foram realizadas provas com conteúdo de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e de Matemática. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados que apontam que entre 122.338 inscritos do Piauí, 95.424 compareceram aos locais das provas no estado. A marca seguiu a tendência do primeiro dia do exame, aplicado no último domingo (3), em que o Piauí registrou 81% de participação dos estudantes piauienses. 

O secretário de estado da Educação, Ellen Gera, destacou as ações Seduc para que tanto os alunos da rede pública da capital, quanto do interior garantissem a participação nos dias de prova. 

"O Piauí, durante os últimos três anos, tanto no primeiro como no segundo dia, foi o estado com maior taxa de presença. Estes resultados refletem o engajamento da escolas no Piauí e, especialmente, o trabalho da escola pública e dos professores neste ano que foi muito intenso. A Seduc continuou junto dos estudantes com o Pré-Enem Seduc, ações que permitiram a mobilização como o Passe Livre e parcerias no interior que garantissem a presença deste aluno no exame", explicou. 

 

Assim como no primeiro dia de aplicação do Enem, as equipes da Seduc estavam neste domingo distribuídas nos postos Faculdade UniNassau, na Faculdade Santo Agostinho, Estácio Ceut, Aespi e Uespi Norte distribuindo água, lanche e apoio aos estudantes da rede estadual. 

Entre as ações que garantiram a maior presença dos alunos está o programa Passe Livre, que garantiu, em 2019, transporte para mais de 5 mil estudantes da capital. Ao longo do ano, a Seduc realizou ainda a preparação dos alunos da rede por meio das aulas regulares em sala de aula e grandes revisões de auditório em Teresina e interior do Estado. 

Ellen Gera ressalta ainda que o trabalho da Seduc de acompanhamento junto aos estudantes segue mesmo após o Enem. 

"Após os exames faremos um balanço e o Pré-Enem não tira férias. Passado o exame continuamos o trabalho de orientação profissional vocacional estudando os editais Sisu, ProUni e Fieis, para garantir o ingresso deste estudante no ensino superior e iniciar o planejamento para o ano de 2020", disse o secretário.