• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) tiveram seus artigos reconhecidos em Brasil e no exterior. Os trabalhos foram publicados por revistas de relevância dentro da comunidade acadêmica e permitem a difusão do conhecimento e atividades realizadas dentro da universidade.

A professora doutoranda Indira Gandhi Bezerra de Sousa é professora do Curso de Administração, campus Uruçuí, e teve seu trabalho publicado na International Journal of Voluntaryand Nonprofit Organizations. De acordo com a professora, o artigo “Connecting Two Sides: A Qualitative Study on Social Innovation Ventures and Poor Communities in an Emerging Economy” foi feito em conjunto com outros dois pesquisadores, Rodrigo Luiz Morais da Silva e Andréa Paula Segatto, e a intenção foi abordar sobre a relação entre empreendimento de inovação social e comunidades pobres.

“Tal assunto tem recebido pouca atenção de estudos na área de inovação social. Para esclarecer essa relação, nossa pesquisa procura responder: quais estratégias ajudariam a aproximar os empreendimentos de inovação social das comunidades pobres?. Desenvolvemos uma pesquisa empírica e qualitativa em um empreendimento de inovação social e em duas comunidades beneficiadas pobres no Brasil”, pontua.

Sobre a dimensão do reconhecimento do seu trabalho, a professora de Administração pontuou que o reconhecimento vai além de qualquer questão profissional e acadêmica. “A pesquisa é de qualidade e foi publicada em âmbito mundial, para nós é gratificante poder colaborar com a sociedade, as organizações de empresas e a ciência”, afirma.

A Prof. Msc. Sônia Carvalho e o Prof. Dr. Orlando Bertí, do curso de Comunicação Social, campus Poeta Torquato Neto, também tiveram seu trabalho publicado em uma revista nacional, a Revista de Estudos Universitários (REU). O artigo “Democracia e ética em tempos de fake news” fala sobre o cenário/campo de trabalho para jornalistas e futuros jornalistas impactado pelas transformações políticas que o país passou desde a posse do presidente Jair Bolsonaro.

“Realizamos uma análise de conteúdo dos tweets publicados na conta pessoal do presidente nos três primeiros meses do ano, observando seus posicionamentos e referências à conceitos de democracia e ética – ambos caros e importantíssimos para o trabalho do jornalista”, explicou a professora.

O professor Orlando Berti acrescentou que a pesquisa é importante por estimular o professor a vivenciar a pesquisa, que é uma das vocações da universidade.” Além disso, pesquisas que envolvem a sociedade têm mais impacto ao desenvolvimento de nosso estado positivamente”.

Congresso Nacional

Os professores Orlando Berti e a Profa. Sônia Carvalho estão, no período de 2 a 7 de setembro, apresentando novos artigos no maior congresso de Comunicação do País, em Belém (PA).

Além deles, os discentes Yasmin Cunha, Davi Fernandes e Ravena Silva, do curso de Jornalismo, também estão apresentando suas pesquisas sobre comunicação comunitária, história do jornalismo, gênero e perspectivas locais e regionais no encontro.

A Intercom é uma entidade que estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.

 

Uespi