• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O evento realizado pelo Sebrae, Governo do Estado, Instituto Brasileiro de Turismo, Embratur, e Ministério do Turismo, Mtur, reuniu autoridades, lideranças empresariais, técnicos e imprensa. Durante o seminário foram apresentadas as ações do Programa Investe Turismo aos agentes públicos e privados ligados à atividade turística no Estado, com foco nos municípios de Teresina, Parnaíba, Luis Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, São Raimundo Nonato e Santa Cruz dos Milagres.

Aureliano Muller

Ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno, apresenta as ações do Programa Investe TurismoMinistro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno, apresenta as ações do Programa Investe Turismo

Estiveram presentes no seminário os diretores executivos do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, Delano Rocha e Júlio Cesar Lima Filho; o governador do Estado, Wellington Dias; o Ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno; o Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab;  o chefe da assessoria de Gestão Estratégica da Embratur, Rafael Luisi; a representante  do Comitê Gestor do Sebrae Nacional,  Ana Luiza Lopes; o deputado federal, Júlio César; o prefeito Firmino Filho; o presidente da Associação Piauiense dos Municípios, Jonas Moura; a secretária estadual interina do Turismo, Carina Câmara; e o vereador Joaquim do Arroz, que representou a Câmara Municipal de Teresina, entre outras autoridades, técnicos e convidados.

“O turismo é um dos indutores do desenvolvimento econômico. O Sebrae atua para que essa atividade seja cada vez mais fortalecida e qualificada. O Piauí tem um vasto potencial turístico nos segmentos de aventura, rural, cultural e histórico. Acreditamos que por meio do Investe Turismo conseguiremos ampliar o número de turistas no nosso Estado”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Aureliano Muller

O programa está estruturado em quatro linhas de atuação: o fortalecimento da governança; melhoria dos serviços e atrativos turísticos; marketing turístico e apoio à comercialização e atração de investimentos; e facilitação do acesso a serviços financeiros. “É um caminho que permite a integração de investimentos dos municípios, estado, governo federal e setor privado. Isso multiplica a capacidade de investimentos de cada um e é bom para a economia. O programa contará com nosso total apoio e vamos trabalhar juntos olhando para os pequenos negócios, integrados com os médios e grandes, e valorizando aquilo que nós temos de natureza, história e cultura”, destacou o governador Wellington Dias.

O ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno, ressaltou que o Brasil tem total capacidade de acelerar no desenvolvimento do setor. “O Investe Turismo é resultado da união de esforços entres as entidades públicas e deve contar com a participação ativa dos empresários. Nosso foco é promover mais de 30 roteiros turísticos em todo país. O Brasil deve ir além das potencialidades e gerar desenvolvimento econômico e social”, afirmou o ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno.

Aureliano Muller

Como parte da programação aconteceu o painel: Oportunidades de Crédito e Financiamento para o Turismo, no qual foram apresentados os Programas Prodetur+Turismo e Fungetur; bem como, linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, do Banco do Nordeste e do Piauá Fomento. Também ocorrerá explanação para o público sobre o Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.

No período da tarde, os participantes receberam atendimentos individualizados das entidades que realizam o seminário. Ainda como parte da programação houve reunião técnica para a mobilização da governança no Estado.

PROGRAMA INVESTE TURISMO

O objetivo principal do Programa Investe Turismo, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, é acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, com foco na geração de empregos. O investimento inicial será de R$ 200 milhões, em todo o país.