• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

adufpiAconteceu na manhã desta quarta-feira (03), na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), solenidade em homenagem aos 40 anos da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI). A Associação data de 12 de junho de 1979 e ao longo dos anos 13 professores já passaram por sua presidência, com o objetivo de unir os docentes da Universidade na luta por direitos e melhorias.


Em sessão proposta pela Deputada Flora Izabel, se fizeram presentes, além do Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; e da Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, as Pró-Reitorias; de Administração (PRAD); de Planejamento (PROPLAN); de Extensão e Cultura (PREXC); de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC); de Ensino de Pós-Graduação (PRPG); a Superintendência de Comunicação Social (SCS), a direção do CCE e representantes da ADUFPI.


O Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, tem o sete como número de inscrição na ADUFPI e comentou sobre a importância da associação em seus 40 anos. "Sei do valor da Associação em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade. Ela foi criada em um momento no qual vivíamos muitas dificuldades e aquele quadro está quase que se repetindo atualmente. A situação política está complicada e economicamente está difícil também. O papel da ADUFPI é muito importante e se reverte de importância ainda maior dada a circunstância na qual nos encontramos", declarou.

Além da Deputada Flora, proponente da sessão, e do Reitor da Universidade, também fizeram fala a diretora acadêmica da ADUFPI, Maria do Socorro Leite; a ex-diretora da ADUFPI, Profa. Edna Magalhães; o Prof. Alexandre Medeiros e o atual diretor da associação, Prof. Jurandir Lima.

O deputado Ziza Carvalho relembrou, na ocasião, que seu pai, Ubiraci Carvalho, foi o primeiro presidente da Associação e declarou que a prática da ADUFPI sempre se fez presente em sua vida. Por isso, como parlamentar, entende a importância da defesa à Educação e aos que a fazem.

 

Ufpi