lindfProfessores e aluna do curso de Letras Português da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Dra. Josefina Demes (Floriano), realizaram um projeto de leitura e produção de texto, na escola Estadual Monsenhor Lindolfo Uchôa, como atividade do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEU). O objetivo da ação foi possibilitar aos alunos atendidos uma formação mais eficaz, com base na leitura e na criação de textos.

Desenvolvido em meio à crianças e adolescentes do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o projeto que teve como tema: “Os modelos baseados no uso como perspectiva para leitura e produção de texto”, a proposta foi idealizada pelo professor Dr. Rubens Loiola, em parceria com a Profª Natércia Almeida e a bolsista Nilcilene Sousa. Cerca de 50 alunos foram atendidos com o projeto.


Segundo o coordenador do projeto, Dr. Rubens Loiola, a ação ofereceu uma oportunidade para que a universidade cumpra com o seu papel social de levar à comunidade estudantil da escola pública práticas atuais de ensino-aprendizagem de leitura e produção textual, contribuindo para a formação de alunos. “A motivação para desenvolver o projeto ocorreu quando eu ministrava em 2018.1 a disciplina Estágio Supervisionado I, no Curso de Letras/Português da UESPI de Floriano. Essa disciplina tem como parte de suas atividades, uma regência pelos alunos de Letras nas escolas públicas. Decidi desenvolver esse projeto porque percebi que os alunos de EJA tinham muita dificuldade para ler e para produzir textos”, explicou.

Uma das alunas atendidas é Rita Carvalho, de 15 anos. Ela disse que a iniciativa do prof. Rubens fez despertar o interesse, bem como serviu para criar laços com a universidade. “O projeto beneficiou na leitura e ofereceu bastante conhecimento. Através dele entendemos a importância da língua portuguesa. Os professores foram bastantes prestativos, tirando um pouquinho do tempo deles pra nos ensinar. Sobre o projeto, confesso que tinha muitos assuntos que eu não tive oportunidade de ver até pouco tempo”, destacou.

Para a aluna do curso de Letras Português e bolsista da UESPI, Nilcilene Sousa, o projeto contribuiu para seu desenvolvimento profissional, principalmente com o desenvolvimento de oficinas e com a produção de texto. “Sou grata pela oportunidade oferecida. Resolvi ingressar no projeto por entender que essa é uma experiência maravilhosa em sala de aula”, finalizou.

 

Uespi