Os cursos graduação ou pós-graduação na modalidade EAD já representam 21% do total do ensino superior do país. São 2 milhões de matrículas, de acordo com o último Censo de Educação Superior. Somente nos últimos quatro anos, o número de polos de educação a distânciasaltou de quase 5 mil para mais de 15 mil. A crescente nos números da demanda e oferta pode ser explicada tanto pelo avanço das ferramentas tecnológicas, quanto pela facilidade de os estudantes aliarem os compromissos da vida com os estudos.
![]()
Quem está muito satisfeita por fazer uma graduação a distância é Alana da Costa que cursa Pedagogia na Unopar EAD. Por ter uma rotina muito corrida, nem tentou a modalidade presencial e optou de primeira por um curso a distância. “Devido ao meu trabalho, não teria como frequentar um curso na modalidade presencial. Estou gostando da experiência EAD e o curso está sendo muito proveitoso”, pontua Alana prestes a iniciar o segundo semestre.
A agente de prevenção e perda, Rita de Cássia Balbino, estuda Gestão da Segurança Privada na Cruzeiro do Sul EAD. Ela escolheu a modalidade EAD pela flexibilidade e a pela comodidade. “Escolhi por ter uma rotina dinâmica de trabalho e, por conta disso, de ter pouco tempo para estudar. Me identifico com curso porque trabalho com segurança patrimonial e também sou técnica em segurança do trabalho”, explica Rita.
As duas estudantes são bolsistas do Educa Mais Brasil. Além de poder encaixar o curso a distância às suas rotinas, encontraram no programa de bolsas de estudo uma oportunidade de tornar realidade a formação na profissão tão sonhada. No site do programa, parceiro do portalPiauí Notícias é possível consultar as bolsas de estudo disponíveis e se inscrever gratuitamente.
Agência Educa Mais Brasil