• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

No dia 03 de junho iniciou a 8ª edição do Con­gresso Brasileiro de Direito Socioambiental. O evento realizado na Pontifícia Universidade Católica de Paraná, em Curitiba, contou com a presença das alunas do mestrado em Direito e Políticas PúblicasIzabela Zanotelli Collares e Mônica Thaís Souza Ribeiro. 

As pesquisadoras, do Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do UniCeub - Brasília, apresentaram no Grupo de Trabalho Biodiversidade, Espaços Protegidos e Povos Tradicionais, sob a coordenação dos Professores Doutores Bruno Martins Morais e Juliana Monteiro Pedro, o trabalho científico sobre A Valorização do conhecimento tradicional na busca do desenvolvimento sustentável: um estudo sobre a casa das rendeiras de bilro, do Delta do Parnaíba no estado do Piauí. 

foto12

O foco desta pesquisa é demonstrar a importância do conhecimento tradicional de uma comunidade local como forma de recuperação do patrimônio cultural e também como meio alternativo de subsistência em regiões remotas e menos desenvolvidas no Brasil, tudo com base no desenvolvimento sustentável. Para tanto, foi analisado, como estudo de caso, a Casa das Rendeiras de Bilro, um exemplo bem-sucedido de investimento e reconhecimento do conhecimento tradicional envolvendo a renda de bilro, produzida localmente em uma região de relevância ambiental incontestável, qual seja a APA Delta do Parnaíba.

O Brasil precisa capitalizar o enorme potencial turística e econômico de suas áreas protegidas e reconhecer as Unidades de Conservação como um dos principais patrimônios do país, conciliando desenvolvimento econômico e social com a manutenção de recursos naturais estratégicos. 

A pesquisa é desenvolvida desde 2017 e desde então já foi apresentada em congressos no Brasil e no exterior, na UniversityofStrathclyde Law School, no 16th AnnualColloquiumofthe IUCN Academyof Environmental Law, em Glasgow no Reino Unido em 2018. Em outubro deste ano, a pesquisa sobre as rendeiras de bilro será apresentada no III Congresso de Áreas Protegidas de Latinoamérica y el Caribeem Lima, no Peru.

 

Enviada ao PN  por Alan Pedrosa