• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 5 de junho. O exame avalia a qualidade dos cursos de formação superior. O documento detalha as regras e as datas de todas as etapas do exame.

As provas serão realizadas em 24 de novembro. Devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos que fazem parte das áreas avaliadas em 2019. Este ano serão avaliados os estudantes dos cursos:

Bacharelado em ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins;
Engenharias e arquitetura e urbanismo;
Cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.
A inscrição dos estudantes é responsabilidade dos coordenadores de curso, entre 1º de julho e 11 de agosto. Todos os concluintes, entretanto, deverão preencher um cadastro de informações e responder ao Questionário do Estudante. Se necessitarem, os estudantes deverão pedir atendimento específico, especializado ou por nome social.

Os ingressantes ficam dispensados de participar do exame, mas precisam ser inscritos. Já os concluintes precisam participar para terem o direito a colar grau. A participação no Enade envolve responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova.

Estrutura do exame – A prova do Enade tem duração de quatro horas e é composta por dez questões de Formação Geral e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação.

As questões discursivas do componente de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. O que é avaliado no componente específico está listado nas portarias de cada área, já publicadas e disponíveis para consulta no portal do Inep.

Cronograma Enade 2019 – Todas as etapas, de responsabilidade das instituições de educação superior e dos estudantes, estão detalhadas no cronograma dentro do edital. Esses procedimentos são feitos exclusivamente pela internet, no Sistema Enade.

Confira o edital do Enade 2019

Confira as portarias com as diretrizes de prova de cada área

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

 

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep