• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em História e Memória da Escravidão e do Pós-abolição (SANKOFA) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em parceria com o Centro Acadêmico de História (CAHIS) e o Núcleo Estudos e Pesquisas Afro (NEPA), promove de 6 a 7 de junho o I Simpósio “Olhares sobre a África”, no Auditório do Pirajá, das 14h às 18h. O Simpósio tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre as Áfricas, onde serão analisados os aspectos evolutivos, culturais, sociais e econômicos.

Natanael Pereira, estudante do 6º período de História e presidente do CAHIS, apoiador do Simpósio, afirma que o evento visa desmitificar algumas características do continente africano adotadas pelos livros de História. “Os livros abordam uma África irreal ou não próxima da realidade. A visão adotada por eles é eurocêntrica, isto é, contada pelos colonizadores. Com isso, é importante estar discutindo o continente, na visão dos africanos, com os discentes de História e de outros cursos”, explica.

Durante o Simpósio, alunos do 7º período de História irão apresentar e discutir obras de Amadou Hampâtê Bâ, Pepetela, Alex Haley, Frantz Fanon e Paulina Chiziane. Segundo a Profª Drª Iraneide da Silva, a partir da apresentação dessas obras, haverá um debate sobre a realidade das sociedades africanas, suas identidades e valores, sobre a influência das narrativas orais, campo das relações, a força da colonização europeia sobre a África, racismo, entre outras temáticas.

“As temáticas não são novas, tampouco a abordagem, mas, na UESPI, ainda há uma lacuna a ser preenchida. São temas e assuntos de suma importância para se compreender a história do Brasil na diáspora africana, visto que somos o país com a maior população de descendentes de africanos fora da África”, finaliza a professora.

As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser realizadas no CAHIS e no NEPA até a hora do evento. O Simpósio conta com certificação de 12h.

 

Uespi