• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Em 2018, dois em cada cinco brasileiros entre 18 e 64 anos estavam à frente de um negócio ou tinham planos de iniciar alguma atividade empreendedora. É o que mostra a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que registrou o segundo melhor desempenho para a taxa de empreendedorismo brasileira desde 2002, quando o índice começou a ser medido.

A pesquisa – que foi realizada em 49 países e no Brasil contou com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae – mostra que a taxa total de empreendedorismo, que reúne novos empreendedores e donos de negócios já estabelecidos, chegou a 38%, o que representa que quase 52 milhões de brasileiros em idade produtiva estão envolvidos com alguma atividade empreendedora no país. 

Outro dado revelado pela pesquisa é que o empreendedorismo por oportunidade, verificado quando os empresários abrem negócios motivados pela identificação de uma oportunidade de mercado, registrou o melhor resultado dos últimos quatro anos, totalizando 61,8% dos empreendimentos.

Segundo o presidente do Sebrae Nacional, João Henrique de Almeida Sousa, a recuperação do índice de empreendedorismo por oportunidade é um resultado muito animador para a economia brasileira, mostrando a retomada do crescimento no país.

“O empresário motivado por uma oportunidade, normalmente é aquele que faz um plano de negócio, que estuda a concorrência, enxerga uma lacuna no mercado e, estando mais preparado, tem maior probabilidade de se estabelecer como empreendedor”, analisa Sousa.

A pesquisa também revelou um crescimento do público jovem (18 a 24 anos) entre os novos empreendedores, cuja participação subiu de 18,9% para 22,2% do total de empreendedores iniciais, que são aqueles que estão a frente de negócios (formais ou informais) com até 3,5 anos de existência no mercado.

A taxa de empreendedorismo inicial começa a decair a partir dos 45 anos, chegando a 9,7% na faixa dos 55 a 64 anos. Entretanto, mesmo com uma taxa menor, a pesquisa GEM revela que quase dois milhões de pessoas com mais de 55 anos iniciaram um negócio em 2018.

O levantamento mostra ainda que os negócios estão conseguindo maior estabilidade no mercado. A taxa de empreendedores estabelecidos, 20,2%, superou em dois pontos percentuais a taxa de empreendedores iniciais.

Com isto, é possível avaliar que 2018 foi um ano em que, majoritariamente, os empreendedores atuaram de forma a consolidar os negócios criados em períodos anteriores.

A pesquisa completa está disponível no endereço eletrônico https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Relat%C3%B3rio-Executivo-Brasil-2018-v3-web.pdf