“A educação desponta como uma das atividades mais relevantes do Piauí, sendo motivo de orgulho para o nosso Estado. A educação é a base de tudo. Sem ela não há empreendedorismo. Esse prêmio vem justamente incentivar mais iniciativas focadas em educação empreendedora. Vamos nos unir às várias instituições a fim de fortalecer o empreendedorismo, contribuindo para que o Estado avance de forma mais célere e eficiente”, declarou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.
A premiação é dirigida a profissionais ligados a instituições de ensino (reitores, diretores, coordenadores, professores, secretários de educação e profissionais envolvidos com o ensino formal), que realizam ações para despertar, estimular ou desenvolver nos estudantes características, comportamentos ou competências
"Com esse prêmio, o Sebrae visa disseminar as melhores práticas desenvolvidas em instituições de ensino de todo o país, bem como reconhecer os profissionais que tem feito algo para formar pessoas mais capacitadas e com uma visão mais ampla do mercado de trabalho e suas nuances”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.
Dividido em quatro categorias – ensino fundamental, médio, profissional e superior – o prêmio ocorrerá em três etapas. Na primeira fase ou etapa estadual serão selecionados os 20 melhores cases (cinco para cada categoria) e desses serão escolhidos os quatro vencedores de cada um dos 26 Estados, além do Distrito Federal.
Os 108 projetos vencedores da etapa estadual receberão troféus e seguirão para a fase regional, quando serão indicados os 60 finalistas nacionais, os quais serão agraciados com certificados. Desse total, serão escolhidos 12 cases, sendo 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria do prêmio, os quais receberão convite para uma missão técnica nacional. Os vencedores de cada categoria (1º lugar) terão ainda direito de apresentar seus projetos em um evento nacional.
“Iremos nos engajar nesse prêmio, fortalecendo ainda mais a parceria da Seduc com o Sebrae. Entendemos a importância da educação empreendedora, tanto que já temos um curso de Administração focado nessa temática. Com essa iniciativa do Sebrae teremos a oportunidade de disseminar as práticas já implementadas nas instituições estaduais, além de aprimorar nossa atuação no que se refere a empreendedorismo jovem”, disse o secretário estadual de Educação, Helder Jacobina.
Entre os critérios a serem analisados de cada projeto inscrito estão as características do comportamento empreendedor, como busca de oportunidades e iniciativa, persistência e comprometimento; bem como os fundamentos do Modelo de Excelência da FNQ, que engloba liderança transformadora, pensamento sistêmico, desenvolvimento sustentável, inovação e outros princípios.
“Esse prêmio é uma iniciativa brilhante do Sebrae, que veio num momento oportuno em que estamos trabalhando as nossas diretrizes pedagógicas. Com certeza, temos talentos a serem revelados nas instituições de ensino estaduais. Parabenizamos o Sebrae pela iniciativa, acreditando na máxima de que a educação é o que realmente enriquece as pessoas, principalmente se estiver alinhada à temática do empreendedorismo”, comentou a deputada federal Rejane Dias, que até ano passado ocupava o cargo de secretária estadual de Educação.
As inscrições para o prêmio são gratuitas e devem ser feitas até o dia 26 de abril no endereço eletrônico educacaoempreendedora.sebrae.com.br, no qual também estão disponíveis todas as demais informações sobre a premiação.,