• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Nesta segunda-feira (28) o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente ao primeiro semestre de 2019. Muitos candidatos conseguiram passar e comemoram a conquista da vaga em universidade pública, no entanto, nem todos puderam celebrar a tão sonhada aprovação. Mas quais são as alternativas para quem não foi contemplado nesta primeira etapa do Sisu? 

SISU 3


Quem pode participar da lista de espera do Sisu

Quem não foi aprovado na chamada regular ainda pode participar da lista de espera do Sisu. Nas edições anteriores, o candidato aprovado na segunda opção de curso podia participar da lista de espera. A partir desse ano, poderá se candidatar os candidatos que não foram aprovados na primeira e segunda opção de curso. Para participar é preciso acessar o site do Sisu e, no boletim, manifestar interesse em participar. Fique atento à mensagem de confirmação. 

Bolsa de estudo para faculdade

Outras opções para quem quer cursar a faculdade ainda esse ano e também pretende concorrer a uma vaga nas universidades particulares são as bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do programa de iniciativa privada Educa Mais Brasil. O primeiro é do governo federal e oferta bolsas de estudo integral e parcial. As inscrições para o Prouni 2019.1 começam dia 31 de janeiro e para participar é preciso ter feito o Enem 2018, obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação.


Também é necessário atender o critério socioeconômico, cuja renda familiar não pode ser maior que três salários mínimos por pessoa. Além disso, será preciso comprovar que estudou o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista integral da instituição. Já para ter acesso às bolsas de até 70% do Educa Mais não precisa ter feito o Enem e nem comprovar renda. As inscrições acontecem durante todo o ano. 


Cronograma Sisu 2019.1


Período de inscrições: 22/01 a 27/01

Resultado da chamada regular: 28/01

Prazo para participar da lista de espera: 29/01 a 05/02

Matrícula da chamada regular: 30/01 a 04/02

Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir de: 07/02

 

Fonte: E+B Educação |Géssica Santos