O projeto “o Campo é nosso presente”, atividade desenvolvida pelo Humanismo Cabloco, programa de extensão da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), foi representado na XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã (CBCC). O evento reuniu na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2018, comunicadores e pesquisadores da área de diversas instituições e segmentos.
O documentário “Vitória: juventude de fé e luta”, produzido pelo grupo Jovens Guerreiros de Cristo (JGC), da comunidade Vitória em Pedro II (PI), compôs a Mostra de Vídeo Cidadão, espaço dedicado para a exibição de trabalhos audiovisuais que dialogam com temática da conferência “Comunicação, Direitos Humanos e Diversidade”. Na oportunidade, os extensionistas Joaquim Cantanhêde, Maria Clara Morais e demais expositores, partilharam detalhes da construção de cada narrativa.
“É momento de restabelecer laços, amplificar as discussões e fortalecer as práticas comunicacionais que se originam do fazer popular. Logo, a conferência é um espaço de fala onde as realidades dialogam, somam umas com as outras. Lugar de encontro de diversos estudos e ações voltadas para uma comunicação cidadã. Penso que oportunidades como essa são fundamentais num ambiente em que direitos, incluindo o da comunicação, se acham ameaçados”, destaca Joaquim.
Na parte dedicada aos Grupos de Trabalho, os extensionistas apresentaram o relato de experiência “Comunicação Popular vivida por jovens camponeses piauienses”, descrevendo cada umas das etapas, destacando os objetivos, metodologia e expondo os resultados.
Para Maria Clara, “participar de um evento como este é crucial, pois possibilita uma abrangência de conhecimentos no âmbito da comunicação cidadã. Além disso, o contato com pessoas que trabalham e estudam no ramo faz com que você aprenda com as vivências que possuem na área. Foram três dias de descobertas, aprendizados e de muitas trocas de saberes com estudantes e profissionais da comunicação cidadã que levarei para minha formação”.
Uespi