• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

De 14 a 18 de novembro, os alunos do VIII Período do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Campus Amílcar Ferreira Sobral ( FAFS/UFPI), realizaram visita técnica ao Município de Redenção – Ceará, primeira cidade do Brasil a abolir a escravidão. A atividade integra conteúdo programático da Disciplina Relações Ético-racial, gênero e diversidade e teve objetivo de articular os conteúdos discutidos em sala de aula com a vivência em espaços que retratam a história e a memória do processo de escravidão no Brasil. A atual cidade de Redenção- CE, conhecida como Acarape, pertencente à província da Baturité entrou para a história como a primeira a libertar totalmente seus escravos. Era 1883, quatro anos antes da Lei Áurea. Ocorreu por declaração, em 1º de janeiro, resultante de sugestão de Deocleciano Ribeiro de Menezes.


alunopedgNa programação, os alunos conheceram o Museu Escravo Liberto, construído em 1873. O sítio é composto por engenho, casa grande e senzala que mantém preservada sua estrutura colonial histórica. O local é aberto à visitação de segunda a segunda e fica localizado na Avenida da Abolição. Também no local funciona uma fábrica de aguardente (Douradinha), que preserva sua estrutura colonial histórica.


Outro atrativo a entrar no roteiro foi a igreja Nossa senhora da Imaculada Conceição, concluída em agosto de 1868, em estilo romântico, é bastante visitada pelos turistas. A igreja fica na Praça da Matriz, no Centro de Redenção.


A fazenda Gurguri Senzala também recebeu os estudantes da UFPI. O local possui estrutura com paredes grossas, janelas e portas largas. Na antiga construção, encontram-se galpões, capela, quartos, ruínas de engenho e uma senzala com um tronco, onde escravos eram punidos. Está localizado na Serra do Gurguri, a 18km da sede do município.

A visita inclui ainda o Terreiro de Candomblé Ile Axé Oba Oladeji. Os alunos foram recebidos pelo Pai de Santo Linconly Jesus, Professor da UNILAB, que dialogou sobre as religiões de matrizes africanas, bem como apresentou o terreiro para os acadêmicos.


Encerrando a programação, os estudantes estiveram na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira ( Unilab-CE, Campus Liberdade e Aurora.

 

Ufpi