Por volta das 11h desta terça-feira (23), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) bateu a marca de meio milhão de candidatos inscritos e, minutos depois, o sistema já tinha registrado um milhão de inscrições (cada candidato pode se inscrever em até duas opções de cursos).
Em sete anos, o Sisu cresceu quatro vezes e já concentra quase metade das vagas públicas em universidades. A edição do primeiro semestre de 2018 do programa foi aberta à meia-noite desta terça, termina na sexta e o resultado sai na segunda (29).
O G1 teve acesso exclusivo ao balanço parcial de inscritos nas dez primeiras horas de abertura do Sisu e acompanha, ao vivo em Brasília, o monitoramento das inscrições de dentro da sala de controle do Ministério da Educação (MEC).
Pelo sistema, os candidatos que participaram da edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão concorrer a 239.601 vagas de 130 instituições públicas de ensino superior federais e estaduais (universidades, institutos, centros universitários, faculdades e centros de educação tecnológica).
Entre 0h e 10h, 414.660 candidatos fizeram sua inscrição. O período em que houve maior acesso ao sistema foi entre 8h e 9h, quando foram registrados 102.004 novos inscritos, em uma média de 1.700 candidatos por minuto.
A inscrições continuam até as 23h59 desta sexta (26), no horário de Brasília. Elas serão feitas no site do programa: http://sisu.mec.gov.br/. Não é necessário pagar taxas. Para acessar o edital completo, clique aqui.
Requisitos
Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2017. Como nos anos anteriores, cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa - ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).
Mesmo que o candidato faça sua inscrição no dia 23 de janeiro, ele poderá alterar suas opções até as 23h59 do dia 26. O sistema mostra, a cada dia, uma nota de corte parcial, baseada nas notas das pessoas que já se inscreveram até o momento naquele curso.
Lista de espera
Do dia 30 de janeiro até as 23h59 de 7 de fevereiro, os candidatos poderão manifestar interesse em alguma vaga para a qual não foram aprovados na primeira chamada. Só será permitido marcar o curso colocado como 1ª opção na inscrição.
As convocações serão feitas pelas universidades, em calendário definido por elas. Cabe ao candidato acompanhar os prazos.
Calendário do Sisu 2018
Inscrições: de 23 de janeiro até as 23h59 de 26 de janeiro de 2018
1ª chamada: 29 de janeiro
Matrículas dos aprovados na 1ª chamada: 30 de janeiro a 7 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro até as 23h59 de 7 de fevereiro
Convocações nas demais chamadas: a partir de 9 de fevereiro
Sisu do 2º semestre
As notas do Enem também poderão ser utilizadas na segunda edição do Sisu 2018, que abrirá inscrições no fim de maio.
Globo.com