Na manhã dessa segunda-feira (05), na sede da FAESF, ocorreu a Aula Inaugural da I turma do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade. Estiveram presentes o prefeito Joel Rodrigues, a secretária de Saúde Thaís Braglia, o consultor e avaliador do MEC Dr. Fernando Fidélis, a diretora-geral da FAESF Elza Bucar, assim como coordenadores do Programa, médicos residentes e autoridades municipais. Essa iniciativa torna Floriano a primeira cidade do Piauí a ter como proponente do Programa de Residência Médica uma Secretaria de Saúde. 

aulainau

Caracterizado pelo treinamento em serviço sob supervisão de profissionais médicos, o Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade possui sua grade dividida em atividades teóricas e práticas, propiciando ao médico residente o convívio com a realidade da Saúde Pública e a universalização do conhecimento. Os seis candidatos selecionados terão 60h de lotação durante dois anos no Serviço Municipal de Saúde, com total disposição à comunidade, esses receberão do Ministério da Saúde/MEC uma bolsa auxílio. 

secre

De acordo com Dr. Luimar dos Santos, coordenador do Conselho de Residência Médica, esta é uma iniciativa que preenche uma lacuna na formação dos médicos, e que, através desse Programa, os residentes serão aperfeiçoados com base no atendimento e na vivência da Atenção Básica.

 


O prefeito Joel Rodrigues aproveitou o momento para agradecer às parcerias que trabalham integradas para que esse Programa de Residência tome as proporções merecidas, além do mais, também aproveitou para desejar sucesso aos residentes aprovados no processo seletivo.

 

 

“Através do PRMFC estamos qualificando os médicos e oferecendo um atendimento de qualidade nas Unidades Básicas de Saúde, aproximando o profissional de quem mais necessita”, disse o prefeito Joel Rodrigues.

 

 

 

Da redação