O Sindicato dos servidores públicos Municipais de Nazaré do Piauí - PI (SINDSERM NAZARÉ), realizou nesta terça-feira, 06, uma Assembleia Geral com os servidores municipais para apresentar aos mesmos as propostas do Executivo Municipal sobre as demandas dos servidores.
Dentre as quais, a principal é o reajuste salarial do piso do magistério/2018 que até a presente data não foi implantado. Os professores da rede municipal nazarena não acataram a proposta apresentada pelo prefeito Nonato de Abílio, de ser implantado o reajuste no mês de março, porém sem a garantia do retroativo.
O que tem provocado grande insatisfação à categoria, segundo a líder sindical Valdeiza. “A questão é a quantia de recurso que foi creditado nas contas da Educação no mês de fevereiro/2018 e além disso, o prefeito Nonato, de primeiro mandato, vem descumprindo um Termo de Ajuste de Conduta que teria firmado se comprometendo a iniciar em janeiro/2018 o pagamento das parcelas referentes ao salário de dezembro de 2016 que foi dividido em 09( nove) parcelas”, externa a professora.
A assessoria do prefeito Nonato de Abílio, ainda segundo a educadora, informou ao Sindicato que pretende anular o referido termo.
Assim sendo, disse ela, os professores deliberaram pela realização de paralisações sistematizadas, a iniciar- se no prazo de 72 horas, caso não seja aberto mesa de negociações com a categoria.
A atual administração possui pendências financeiras também com outras categorias de servidores (motoristas, técnicos de enfermagem e administrativos), externa.
Na assembleia realizada ontem, 06, estas categorias solicitaram ao SINDSERM que seja realizada uma assembleia, exclusivamente, com elas para que possam deliberar diante do que lhe foi apresentado.
Os professores reivindicam ainda a implantação do novo piso salarial, no mês de março, já com o retroativo referente a janeiro
OUTRO LADOQuanto ao problema dos professores o piauinoticias chegou a falar por telefone, ainda na semana passada, com o ex-prefeito Té Filho, hoje secretário da Educação daquele município, que ficou de na segunda-feira, 05 de março, se manifestar sobre o assunto a este portal, mas até o momento ele não apareceu.
Na semana passada quando esteve falando das denúncias contra a sua gestão por telefone ao piauinoticias o prefeito Nonato de Abilio (foto), de Nazaré do Piauí, disse que a questão é politica, pois a professora Valdeiza de Oliveira tem se ligado a vereadores da oposição.
Da redação
IMAGENS: ascom educação e internet