“Juntas vamos dizer não à violência contra a mulher”, disse Thais Braglia, secretária municipal de Saúde, na abertura do 1º Seminário Interdisciplinar de Valorização dos Direitos da Mulher. O evento promovido no auditório da Universidade Federal do Piauí – UFPI pela Prefeitura Municipal de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, contou com diversas atividades como palestras, debates e apresentações culturais, uma oportunidade para reflexão sobre a mulher e seus direitos. Antônio Reis, vice-prefeito, representou o gestor Joel Rodrigues na solenidade, que não pode estar presente por motivo de força maior, o vice presidiu a mesa de honra na solenidade de abertura e ressaltou a importância da busca pelos direitos essenciais da mulher. Compuseram à mesa de honra autoridades municipais, da saúde da mulher e militantes na área.

semina
Braglia ressaltou a importância da busca de ajuda por parte da mulher vítima de violência, ao afirmar que é preciso dizer não a agressão ao primeiro passo, não permitindo que se torne uma prática rotineira, recordou ainda que as Unidades Básicas de Saúde – UBS fazem o acolhimento da mulher que sofre agressão, não sendo necessário buscar apenas a UBS do seu bairro, mas se dirigindo a qualquer uma das unidades. É possível ainda encontrar ajuda no Hospital Regional Tibério Nunes e na Delegacia da Mulher. O medo de falar e sofrer outras agressões é ainda uma constante entre as mulheres que sofrem este tipo de violência, não somente física, mas também verbal e psicológica. A Secretaria de Saúde incentiva ao público feminino que busque ajuda e não se cale, conversar sobre o problema e procurar ajuda especializada pode colocar um ponto final em uma rotina marcada pela tortura.

semina1
Nayana Veloso, Delegada da Mulher em Floriano, ressaltou ainda em sua palestra os aspectos da cultura do estupro, valendo ressaltar que este hoje não é configurado apenas pela violência física praticada, mas também por atos de desrespeito praticados contra à mulher. Enfermeiros, agentes de saúde, membros de diversas instituições presentes em Floriano, acadêmicos de diversos cursos e demais membros da comunidade se fizeram presentes no evento.

 nayana

 

 

ascom