A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman, deixou o cargo nessa quinta-feira, 26, após reunião com o novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O Inep é responsável pela elaboração das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Em nota divulgada no site do instituto, Malvina, que ocupava a presidência desde janeiro do ano passado, agradeceu aos funcionários e afirmou que “o Brasil precisa de um Inep forte”.
“Vivi intensamente o Inep e nele aprendi com os meus colegas o valor de ser Inepiana. Saio fisicamente desse importante instituto, mas me sentirei sempre presente em cada sonho realizado e em cada ação desenvolvida pelos servidores do Inep. Para avançar na educação, o Brasil precisa de um Inep forte e o instituto está pronto para cumprir este desafio”.
O Inep é alvo de críticas desde a gestão do ex-ministro Fernando Haddad devido a problemas na aplicação do Enem. Desde 2009, três presidentes do instituto saíram do cargo.
Também nesta quinta-feira, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, anunciou que deixaria a pasta. Segundo Lacerda, quem deve assumir o cargo é César Callegari, integrante do Conselho Nacional de Educação. Mercadante deve ainda trocar os ocupantes de outras três secretarias.
R7