• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Depois da paralisação dos professores da rede municipal, agora são os professores das escolas estaduais que ameaçam entrar em greve. A categoria se reuniu na manhã de ontem, durante assembleia, no clube do Sindicato dos Professores em Educação Básica do Piauí (Sinte-PI), onde foi decidido que se o Governo não garantir o reajuste de 22,23% sobre o piso salarial a greve será decretada no dia 27 de fevereiro, data marcada para o início do período letivo.


 "O reajuste linear, para todas as categorias, deveria ter sido pago no salário de janeiro, o que não aconteceu. Se o Governo não se posicionar até o dia 27 vamos decretar a greve por tempo indetermina-do", afirmou Kassyus Lages, da diretoria do Sinte. Atualmente, o piso salarial pago aos professores é de R$ 1.187. A categoria reivindica ainda melhoria da estrutura das escolas, principalmente as 180 que funcionam em tempo integral.

 

"O período vai começar e essas escolas continuam sem estrutura para atender alunos e professores. Um exemplo é a Unidade Escolar Raldi Cavalcante, no Dirceu. Lá não tem sequer refeitório e os alunos precisam almoçar numa sala improvisada, onde duas turmas se revezam e o tempo de almoço dura de meio-dia às 14:00h", afirmou Kassyus. Ele ainda cita o exemplo de escolas que funcionam com jornada ampliada e que também não oferecem a estrutura mínima necessária. "Na Unidade Escolar Eliana Carvalho, na zona Norte, não tem local para banho. Não dá para fazer educação assim, no improviso", completa. O reajuste na regência é outra reivindicação dos professores. Segundo eles, há 10 anos essa gratificação permanece com o mesmo valor.

 

Atualmente, a rede estadual conta com 40 mil servidores ativos e inativos. O diretor do Sinte afirma que a mobilização está acontecendo em todo o país. "A situação é semelhante em quase todos os Estados. No Nordeste, só o Pernambuco que acena para não ter greve", diz.


Em 2011, os professores tiveram 18 dias de greve, também nesse período. Por conta dessa mobilização, eles conseguiram a implantação do piso salarial nacional. "No dia 27 vamos realizar uma nova audiência para decretar a greve, caso o Governo não se posi-cione até lá", concluiu.


Diário do Povo