Teve início, na manhã desta terça-feira, 18, a Formação/Módulo Introdução ao Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF). As atividades de capacitação são voltadas para o trio gestor (diretor, diretor adjunto e coordenador) das 177 escolas que irão iniciar o Programa neste ano. Ao todo, 570 pessoas participam do evento.
Ludimila Calado, diretora da Unidade Escolar Moisaniel Alves de Sousa, localizada no município de Lagoinha, diz que o Programa chegou na hora certa e que tem grandes expectativas para os projetos pedagógicas que serão desenvolvidos. “É muita satisfação receber o ProEMI na nossa escola. As propostas apresentadas são excelentes e vão nos ajudar a motivar cada vez mais os nossos alunos”, afirma.
Desde 2012, o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, tem expandido o Ensino Médio Inovador. Atualmente, 412 escolas são contempladas com a iniciativa, que oferece suporte técnico e financeiro para a realização de diversas práticas inovadoras com os alunos da rede pública.
Supervisora da 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), Joicilene Monte acompanha o Programa junto às escolas da região de Campo Maior. Ela destaca que, depois da implantação do ProEMI, foi possível notar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. “Nós observamos avanços significativos. As escolas têm conseguido realizar muitas ações educativas e que despertam o interesse dos alunos”, frisa.
A Secretaria conta com uma equipe técnica que orienta as GREs sobre todas as metodologias do Programa. Regina Célia, coordenadora do ProEMI na Seduc, ressalta que a parceria com o Instituto Unibanco tem ajudado nas formações com os educadores. De acordo com ela, todos os participantes da capacitação devem sair aptos a desenvolver o cronograma de atividades elaboradas pela reestruturação do currículo do ensino médio.
“O trabalho conjunto tem possibilitado resultados positivos para a Educação. O rendimento escolar melhorou e o número de aprovações cresceu, enquanto a evasão e a repetência diminuíram. Nós seguimos um cronograma de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação e fazemos todo o trabalho de monitoramento junto às escolas para que tudo seja desenvolvido de maneira eficaz”, concluiu.
Até a próxima sexta-feira, 21, os gestores da Educação de todo o Piauí participam do Encontro, em Teresina. Entre as atividades da Formação, algumas escolas que já desenvolvem o Programa irão apresentar os projetos e atividades que foram desenvolvidos por meio do ProEMI.
govpi