Os cursos técnicos ministrados a distância no Piauí contarão com um reforço de três mil vagas este ano. Até o próximo mês de abril, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), abrirá vagas em 30 núcleos de Educação a Distância (EaD), onde já funcionam cursos de educação superior na mesma modalidade. Com as novas vagas, dos atuais 3.550 alunos atendidos de forma gratuita pelo ensino profissionalizante se chegará a 6.550 alunos contemplados.
Através da EaD são ofertados os cursos técnicos de Administração, Informática, Logística, Agropecuária e Enfermagem, distribuídos, hoje, em 36 polos de ensino a distância espalhados em 32 municípios piauienses. As novas vagas serão disponibilizadas nos quatro cursos, à exceção do técnico de Enfermagem.
De acordo com o coordenador adjunto da Rede Técnica da Seduc, Aristóteles Lino, o objetivo é levar cursos técnicos gratuitos de qualidade aonde não é possível ofertar de forma presencial. “Buscamos, com isso, promover a inclusão social e digital. Essa é uma forma de evitar o êxodo e fazer com que a pessoa tenha uma formação técnica, mas no próprio município”, destaca.
O ensino profissional funciona com base em uma plataforma virtual de ensino e aprendizagem onde ocorrem interações entre professores e alunos separados fisicamente. Por sua flexibilidade de horários, a Educação a Distância permite que o aluno se qualifique e se programe para estudar no momento em que ele quiser e tiver disponibilidade.
Além desses cursos ofertados diretamente pelo Governo do Estado em 32 municípios, a Seduc atende mais 1.500 alunos em 22 polos por meio de convênio com o Paraná, totalizando 4.500 estudantes cursando ensino profissional a distância, atualmente.
govpi