O início das aulas em algumas escolas do Estado na área que compreende a 10ª Gerência Regional de Educação (10ªGRE), sede em Floriano, foi prejudicado, pois alguns diretores que resolveram por conta própria descumprir o calendário escolar e adiar o começo do ano letivo que seria na segunda, 28, para o dia 3 fevereiro.
A iniciativa que contraria o calendário escolar não agradou a professora Luciana Acioly (imagem), que é gerente da 10ª GRE. Segundo ela, qualquer alteração no calendário escolar a Décima Regional tem que ser informada, fato que não houve.
A educadora disse mais, “as aulas deveriam ter começado na segunda-feira, 28 de janeiro, e algumas escolas estavam no último dia da semana pedagógica, até ai tudo bem, mas agora fomos informada que algumas unidades estarão iniciando as aulas somente no dia 3”.
A escola, explica a professora, tem autonomia para decidir sobre o início das aulas, desde que não prejudique o ano letivo e alertou, “existem professores da equipe de gestão e inspeção que estão nas escolas acompanhando o que vem acontecendo, sendo que um dos focos, é evitar que haja abuso no atraso do início das aulas, pois não há necessidade e os substitutos terão seus compromissos renovados para que não haja problemas com inicio do ano letivo”.
A professora Luciana não revelou os nomes das escolas que tiveram os calendários alterados pelas suas direções, mas informou que um comunicado já está sendo feito para a Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UNIE) que fica em Teresina, dando conhecimento que algumas escolas não começaram o ano letivo na segunda-feira, 28.
Ele explica que ainda que para a escola que descumpriu o que estava determinado, essa receberá um calendário de ajuste da tabela oficial dos dias letivos.
Da redação
IMAGEM: piaunoticias.com