• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2025-06-06_at_12.28.35_2.jpeg

5anosNo próximo domingo, 29 de dezembro, faz cinco anos desde a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Instituído a partir da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (CEFET), em 2008, o IFPI passou a fazer parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

 

Com uma nova proposta em educação profissional e tecnológica, na qual ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis, a Rede acumula números importantes. Na educação técnica de nível médio, o total de matrículas saltou de 77.074, em 2008, para 534.853, em 2013. Já na educação superior, o Censo registra um aumento de 27,6% no total de matrículas, de 2010 para 2012.

 

No Piauí, as expectativas ganham dimensões ainda maiores para o futuro. Hoje, o IFPI tem 14 campi em funcionamento. Em 2014, passam a funcionar os campi de Campo Maior, Cocal e Valença. Além deles, serão implantados campi avançados em José de Freitas, Pio IX e Teresina, que serão especializados na oferta de ensino técnico, cursos de formação inicial e continuada e educação a distância, devendo atender ainda o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

 

O reitor Paulo Henrique Gomes de Lima destaca que uma das prioridades do IFPI é ampliar os programas voltados às licenciaturas como o Pibid, que oferece bolsas de iniciação à docência. "É preciso valorizar a participação de nossos alunos como estagiários em escolas públicas para que, quando graduados, eles se comprometam com o exercício do magistério na rede pública”, disse o reitor.

 

 

O IFPI atua em todos os níveis e modalidades da educação profissional e tecnológica e na formação de professores para a educação básica, desenvolve a pesquisa, a inovação e a extensão tecnológica, em sintonia com o setor produtivo. Com 104 anos de experiência, o IFPI foi construído gradativamente, desde 1909, quando o então presidente da República Nilo Peçanha criou 19 Escolas de Aprendizes Artífices que, após várias mudanças de nomenclatura e reordenamento, estão traduzidas nas instituições da Rede Federal.

 

 

IFPI