• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2025-06-06_at_12.28.35_2.jpeg


rubensO professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) do campus Josefina Demes em Floriano, Rubens Lacerda Loiola, foi aprovado no doutorado em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A UFRJ é a maior universidade federal do Brasil e constitui-se em um dos centros brasileiros de excelência no ensino e na pesquisa. Em termos de produção científica, artística e cultural, é reconhecida nacional e internacionalmente, devido ao desempenho dos pesquisadores e das avaliações levadas a efeito por agências externas.

 

De acordo com o professor, o projeto aprovado na Seleção trata de gramaticalização de perífrases de aspecto terminativo-cessativo no português do Brasil e de Portugal. O objetivo do estudo proposto é o de investigar o processo de gramaticalização das construções perifrásticas que se enquadram no esquema [V1 acabado prep. V2 não finito], como em acabar de + infinitivo, deixar de + infinitivo, terminar de + infinitivo, cessar de + infinitivo, parar de + infinitivo, largar de + infinitivo, consistindo em examinar a produtividade e as propriedades dessas construções no português do Brasil e de Portugal, do século XIII à contemporaneidade.

 

Para o Rubens Loiola, o maior desafio para a elaboração do projeto foi conciliar a produção do texto com todas as demais atividades que desenvolve na UESPI, já que, além das disciplinas ministradas coordeno desde outubro de 2011 o Curso de Letras/Português. “Desenvolvi outras atividades, como a execução do projeto de extensão da III Semana de Letras da UESPI de Floriano, que ocorreu na primeira semana de setembro deste ano; sou membro do Conselho de Campus” diz.

 

 

O professor afirma ainda que a política da Instituição (UESPI), que permite esse afastamento é importante para a melhoria do ensino no futuro. “Se os professores se qualificam, quando retornam estão mais aptos a possibilitar um ensino de melhor qualidade. Para o ensino melhorar significativamente, é preciso que cada aluno, cada professor, cada técnico administrativo, dê a sua contribuição”, conclui.

 

 Na imagem o professor e a diretora da Uespi, quando o mesmo fez a doação de livros para biblioteca

 

Uespi