O Programa de Educação com Mediação Tecnológica Mais Saber é uma demonstração de que nos últimos dois anos as tecnologias vêm alcançando os espaços escolares no Piauí e beneficiando estudantes com novas metodologias de ensino e de aprendizagem através da utilização das mais avançadas Tecnologias da Informação e Comunicação.
De acordo com a diretora do Programa Mais Saber, Lusimary Veloso, o encontro com os coordenadores regionais com seus respectivos supervisores e técnicos, realizado na última quinta-feira, 21, durante o Encontro de Gestores, em Teresina, serviram para ampliar as discussões sobre o tema e solidificar as funções de cada profissional envolvido neste processo.
"As tecnologias sozinhas não geram ensino. É preciso entender que dependendo da maneira como é utilizada pode servir ou não, pois tecnológica nenhuma substitui a inteligência e a criatividade que são inerentes ao seres humanos", frisa Lusimary.
Segundo a diretora Lusimary, o encontro com os coordenadores foi também um momento para confraternizar com toda a equipe. "O coordenador da GRE é um agente de suma importância, pois estar em constante contato com o professor mediador, com o diretor da escola e com a gestão do programa mediando ações a serem desenvolvidas. Portanto o elo entre os agentes envolvidos", fala a diretora ao mencionar as principais atribuições do coordenador da GRE.
Na programação das atividades do dia, os coordenadores visitaram as instalações da sede do Programa Mais Saber e vivenciaram as movimentações nos bastidores durante as transmissões das aulas nos estúdios. "Eu diria que foi uma aula de fraternidade, de amor e harmonia!" registra a coordenadora da 10ª GRE, Anicásia Osório.
Para a coordenadora da 1ª GRE, Maria do Amparo Brito a experiência do dia foi maravilhosa. "É um privilegio fazer parte de uma equipe deste poste. Fico grata por ter a oportunidade de entender que as informações transmitidas pelo professor, assim como as encontradas na Internet, não garantem que o aluno sozinho construa conhecimento. As informações para serem entendidas pelos alunos precisam ser trabalhadas em varias situações de aprendizagem e com acompanhamento".
Por sua vez, a coordenadora da 8ª GRE, Patrícia Marinho Morais fala do encontro com os amigos, que como ela, levantam a bandeira do Mais Saber foi uma enorme alegria. "Pude perceber a integração e o orgulho que cada um manifestou ao conhecer de perto e em detalhes e a riqueza de um programa grandioso. Foi como se víssemos nascer um filho que mesmo sem conhecê-lo fisicamente já é a razão de um trabalho firme e enaltecedor".
A mesma sensação manifesta também a coordenadora da 21ª Roquinha Bezerra. "Percebemos o comprometimento da equipe técnica do programa, que na verdade é uma grande família. A valorização do trabalho dos coordenadores e em especial dos mediadores, que são agentes essenciais, é imprescindível para no sucesso deste Programa".
Segundo a coordenadora Maria de Lourdes Costa e Silva as atividades surtiram os resultados esperados pela gestão. "Nossa finalidade é fazer entender que, mesmo com a mais alta tecnologia, o professor não perde a sua função na vida do aluno se souber ser um bom mediador do conhecimento", assegura.
Portanto ensinar com as mais altas tecnologias só atinge resultados significativos quando ele está integrado em um contexto estrutural de mudança do ensino e da aprendizagem, onde professores, estudantes, técnicos e gestão vivenciam processos de comunicação abertos, de participação interpessoal e efetiva. Caso contrário, qualquer os equipamento do Programa Mais Saber será apenas mais uma tecnologia que reforçará as formas tradicionais de ensino.
Seduc