A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.
Os alunos piauienses que foram selecionados para a conferência, participam de um momento de preparação com professores e técnicos da Seduc que acontece no auditório do Centro de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente. Cerca de 24 estudantes/delegados de todo o Piauí, participarão do evento que acontece em Brasília de 23 a 28 de novembro de 2013.
"Os delegados são oriundos de escolas municipais e estaduais, foram selecionados de 24 municípios, além de assentamentos regulares e comunidades quilombolas, que estão aqui reunidos para um momento de orientação", disse a Superintendente de Educação Ambiental da Seduc, Luanas Batista. Ela disse ainda que a orientação acontece hoje e amanhã.
A CNIJMA terá como tema "Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis" e tem o objetivo de fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.
Para a estudante da Escola Municipal Marcílio Filho de Bertolínea, Ana Valéria, é extremamente importante poder participar da conferência. "Estou feliz em poder levar o nosso projeto e apresentá-lo em Brasília. Meio ambiente é um dos assuntos que devemos debater diariamente e em todos os momentos, pela sua importância por toda nossa vida", conta Ana.
Aproximadamente 700 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, que já debateram seus temas em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais, irão participar da Conferência Nacional. Esses estudantes irão aprofundar a temática, socializar os projetos e participar de oficinas temáticas.
A CNIJMA é construída a partir de seis etapas: Oficinas de Conferência, Conferência na Escola, Conferência Municipal/Regional, Conferência Estadual, Encontro Preparatório e Conferência Nacional. As Conferências Municipais e ou Regionais serão opcionais, dependendo da definição de cada Unidade Federativa.
Seduc