A aluna do Instituto Federal do Piauí, Rute Maria Araújo Silva, foi uma dos 37 estudantes da rede pública brasileira selecionados como bolsista do Programa Jovens Embaixadores. Ela irá aos Estados Unidos, onde fará apresentações sobre o Brasil, estudará e participará de reuniões em organizações dos setores público e privado, além de conhecer escolas e projetos sociais.
Rute cursa o terceiro ano do curso técnico integrado ao médio em Mecânica, e participou de um processo seletivo composto por 7 fases, iniciando com o preenchimento de questionários, passando por exames escrito e oral e visita à casa do candidato por um membro da instituição parceira do programa no estado, que no Piauí é o Centro Cultural de Línguas Pe. Raimundo. Em todo o país, cerca de 12 mil estudantes concorreram à uma bolsa. No Piauí, além de Rute, apenas Jéssica Vaz, aluna do campus Corrente do IFPI, ficou entre os semi-finalistas.
"Durante todo o processo eu contei com o apoio da professora Lina Santana, professora de inglês do Instituto, da minha família, amigos e ex-professores do Centro de Línguas, onde eu estudei inglês por 3 anos. Estou muito feliz. Espero representar bem o Brasil, apresentar a nossa cultura a outras pessoas, aperfeiçoar o meu inglês e absorver todo o conhecimento que me será apresentado e o colocar em prática na comunidade onde moro, na minha escola e na minha vida. Desejo profundamente que mais jovens despertem para o trabalho voluntário e para a prática do bem", falou Rute.
Jovens Embaixadores - criado em 2002, o Programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa. Os vencedores das bolsas viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.
IFPI